Notícias

voltar

Começam as obras da nova Unidade de Polícia de Jardim Camburi

Sexta-feira, 21 de Fevereiro de 2014

Começam as obras da nova Unidade de Polícia de Jardim Camburi

A comunidade de Jardim Camburi tem mais um motivo para vibrar e se orgulhar de si mesma. Após uma intensa luta dos moradores, reverberada pelo vereador Fabrício Gandini no plenário da Câmara de Vitória, mais um passo foi dado, na manhã desta sexta-feira, para a implantação da nova Unidade de Polícia do bairro, localizada logo atrás do Shopping Norte Sul: a assinatura da ordem de serviço, marco inicial da obra a ser concluída em oito meses, segundo prazo estipulado pelo governo.

A ordem de serviço foi assinada pelo governador Renato Casagrande (PSB), e as máquinas já começaram a trabalhar, em cerimônia na qual Gandini dividiu o palco com o próprio governador, além do prefeito de Vitória, Luciano Rezende (PPS) – que garantiu a doação da área para a construção da unidade – e diversas autoridades da Segurança Pública municipal e estadual.

O investimento do governo na obra é de R$ 1,16 milhão.

A construção da nova sede da Polícia no bairro tem sido uma das maiores reivindicações da comunidade desde a derrubada do antigo destacamento, há dois anos. Por isso, a solução do problema tem sido uma das prioridades de Gandini neste mandato.

O terreno

O terreno que abrigará a nova Companhia da PM foi doado pela Prefeitura ao Governo do estado, por meio de projeto aprovado na Câmara de Vitória, no mês de maio. A área se situa entre as ruas Theófilo Costa e Waldir Soares de Melo. Com 1,3 quilômetros quadrados e estimado em R$ 4 milhões, o terreno ocupa um quarteirão inteiro e não possui nenhuma edificação. É atualmente utilizado como estacionamento de veículos particulares.

Entenda o caso, passo a passo:

  • Demolição. Até março de 2013, havia em Jardim Camburi um Destacamento da Polícia Militar (DPM), porém o governo estadual o derrubou, sob a alegação de que o prédio estava condenado pela Defesa Civil. Desde então, o DPM não foi transferido para outro ponto do bairro, e a ausência de um posto policial é apontada por moradores como um dos principais motivos do aumento da criminalidade em Jardim Camburi.
  • Discurso. Esse fato foi o que impulsionou o discurso de Gandini na tribuna da Câmara, realizado na sessão plenária do último dia 07 de março de 2013, exatamente um ano após o fechamento do DPM.
  • Reação. Na ocasião, Gandini criticou duramente a política de segurança pública do Estado, cobrando mais velocidade nas ações do governo. O pronunciamento de Gandini ganhou projeção na mídia e gerou reação por parte de deputados estaduais.
  • Visita I. Em 05 de abril, Gandini e o Coronel Fronzio Calheira Mota, então chefe em exercício da Secretaria de Estado da Segurança Pública, visitam a área a ser cedida pela prefeitura.
  • Projeto. No dia 15 de abril, no Gabinete Itinerante de Luciano Rezende em Jardim Camburi, o prefeito apresentou a planta do terreno à população do bairro e confirmou a cessão da área do município ao Estado.
  • Audiência. No dia 18 de abril, em Audiência Pública promovida pela Comissão de Segurança da Assembleia Legislativa para tratar do tema, o governo assumiu publicamente o compromisso de construir a nova unidade no terreno a ser doado pela prefeitura.
  • Doação. Em maio, a Câmara Municipal de Vitória aprovou o projeto pelo qual a Prefeitura de Vitória doava ao Estado o terreno para a construção da Unidade de Polícia. Aprovado por unanimidade, o projeto foi votado em regime de urgência, solicitado por Gandini.
  • Visita 2. No dia 08 de agosto, Gandini e o Coronel Fronzio Calheira voltam a realizar visita técnica ao terreno, dessa vez acompanhados pelo prefeito Luciano Rezende. A visita representou um passo decisivo rumo à tão aguardada concretização desse projeto.
  • Edital. Algumas semanas depois, o Governo do Estado lança o edital para a licitação da obra, em cerimônia realizada no Palácio Anchieta, com o governador, o prefeito, Gandini e outras autoridades.

 

Autor: Vitor Vogas e Carlos Henrique Bazileu

Leia mais