Notícias

voltar

Agora é lei: uma nova árvore plantada para cada árvore arrancada

Quinta-feira, 23 de Janeiro de 2014

Agora é lei: uma nova árvore plantada para cada árvore arrancada

Para cada árvore arrancada, por qualquer motivo, da paisagem urbana de Vitória, a Prefeitura será obrigada a plantar outra da mesma espécie no mesmo local ou, se isso não for possível, no ponto mais próximo do local anterior. A obrigação passa a valer neste mês, com a publicação, no último dia 10, da Lei 8.616/2014, proposta pelo presidente da Câmara de Vitória, Fabrício Gandini (PPS), e sancionada pelo prefeito Luciano Rezende (PPS).
 
A lei tem o claro propósito de preservar o meio-ambiente, garantindo a arborização das áreas públicas da cidade e todos os benefícios decorrentes dessa arborização, tanto para a saúde como para a qualidade de vida da população. Segundo o autor da lei, outro objetivo é estimular o plantio de árvores pelo município, levando em conta o déficit crescente de cobertura vegetal na Capital.
 
“A nova lei se fundamenta no retorno que as árvores proporcionam, como a melhoria da umidade do ar, as sombras refrescantes e o conforto proporcionado pelo clima mais ameno. Esse estímulo é uma forma de educação ambiental. É importante para a qualidade de vida dos moradores e para o planejamento urbano”, defende Gandini.
 

O plantio da árvore substituta deve ser feito em, no máximo, 30 dias. Caso outra árvore não possa ser plantada no mesmo local da anterior, por falta de espaço, a lei estabelece que a compensação pela retirada da árvore deverá ser feita mediante o plantio de novo espécime, em logradouro público indicado por órgão competente da Prefeitura.



Autor: Vitor Vogas

Leia mais