Notícias

voltar

Gandini cria lei em apoio ao movimento hip hop

Quinta-feira, 05 de Dezembro de 2013

Gandini cria lei em apoio ao movimento hip hop

Nos últimos anos, o movimento hip hop tem dado reiteradas demonstrações de sua importância como agente de conscientização e promoção social da juventude, por seu poder de mobilização e pela identificação que consegue despertar entre os jovens brasileiros, principalmente os dos bairros de baixa renda.
 
Por isso, o vereador Fabrício Gandini (PPS) tomou uma medida que pretende valorizar e fortalecer o movimento em Vitória: a partir do ano que vem, será incluída no calendário oficial de eventos do município a Semana Municipal do Hip Hop, a ser realizada sempre na segunda semana de novembro.
 

A inclusão do evento foi possível por meio de projeto de lei de Gandini, protocolado este ano e aprovado na última terça-feira (03/12), em sessão plenária, na Câmara Municipal de Vitória. Uma das articuladoras do movimento no Espírito Santo, Pandora da Luz falou sobre a importância da aprovação do projeto de lei:

 
– Se a lei for sancionada pelo prefeito, a gente deve conseguir captar recursos para a realização de palestras educativas e atividades culturais relacionadas aos quatro elementos da cultura hip hop (o DJ, o MC, o graffiti e a dança break).
 
Para pleitear a aprovação do projeto, diversos integrantes do movimento, entre MCs e grafiteiros, se concentraram em frente à sede da Câmara desde as 15h e realizaram uma intervenção cultural, com música e uma faixa grafitada na hora.
 
Às 17h, com o início da sessão ordinária, eles se dirigiram para dentro do plenário e, a convite de Gandini, abriram os trabalhos e ocuparam a tribuna – inaugurando, assim, informalmente, uma das propostas de Gandini incluídas no novo Regimento Interno da Câmara: a criação da Tribuna Popular, espaço que será reservado mensalmente para o pronunciamento de qualquer cidadão, antes do início da sessão ordinária.
 
Protesto
 
Capitaneados por MC Sagaz e MC Abelhão, alguns dos artistas presentes, bem ao estilo hip hop, improvisaram algumas rimas (free style), acompanhados do som do beat box (som de batidas eletrônicas feito com a própria voz).
 
Ao fim da apresentação, MC Sagaz tomou licença para ler uma carta assinada pela Nação Hip Hop Brasil – uma das entidades que representa o movimento –, em repúdio à ação da Polícia Militar do Espírito Santo, no último domingo (01/12), contra dezenas de jovens que participavam de um encontro de funqueiros nas imediações do Shopping Vitória. A abordagem dos policiais foi classificada por ele como violenta e discriminatória.
 
Apoio
 
Por entender o papel do hip hop como parceiro do Estado nas políticas públicas voltadas para a juventude, Gandini tem apoiado as iniciativas do movimento em Vitória. No dia 26 de outubro, ele participou de uma roda de conversa promovida no Centro de Referência da Juventude, com o tema "O Hip Hop como instrumento de transformação”. Na ocasião, cerca de cem pessoas puderam ouvir as letras e as reflexões do rapper e escritor GOG, que esteve pela primeira vez no Espírito Santo.


Autor: Vitor Vogas

Leia mais