Notícias

voltar

Em visita técnica ao terreno onde será erguida a unidade, o representante do Estado informou que licitação deve sair ainda no mês de agosto

Quinta-feira, 08 de Agosto de 2013

Governo confirma Companhia da PM em Camburi, diante de Gandini e do prefeito Luciano

O vereador Fabrício Gandini participou, na manhã de quinta-feira (08), de visita técnica ao terreno onde será implantada a nova unidade da Polícia Militar, em Jardim Camburi, bem perto do Shopping Norte Sul. A visita representou um passo decisivo rumo à tão aguardada concretização desse projeto, pelo qual o vereador vem lutando há um ano e meio e que trará muito mais segurança aos moradores do bairro.


Gandini esteve lá com o prefeito Luciano Rezende, o subsecretário estadual de Integração Institucional, Coronel Fronzio Calheira Mota, o secretário municipal de Segurança Urbana, Welington Ribeiro, o vice-prefeito Waguinho Ito e representantes da Associação Comunitária de Jardim Camburi (ACJAC).


No encontro, Gandini e os demais ouviram do próprio Coronel Fronzio, representante da Secretaria de Estado da Segurança Pública, a confirmação do compromisso do Governo do Estado em construir ali uma nova Companhia da PM. Segundo ele, o governo trabalha com a expectativa de, provavelmente, lançar ainda em agosto o edital da licitação para contratação da empresa que vai realizar a obra.


Cobrado por moradores sobre ações mais imediatas, o Coronel Fronzio antecipou que, no próximo dia 26, o governo estadual vai lançar o “Patrulha nos Bairros”, e Jardim Camburi estará entre os bairros contemplados com viaturas destinadas exclusivamente para rondas no local.


Integração


Para o prefeito Luciano, a visita em conjunto simboliza claramente que Estado e município estão juntos e integrados em torno da prioridade de levar mais segurança a Jardim Camburi (e, é claro, a toda a Capital). O foco desta gestão, disse ele, é a segurança pública, em parceria com o governo estadual. Luciano destacou que, desde o início de sua administração, a Guarda Municipal vem atuando de maneira muito mais efetiva do que na gestão passada, realizando policiamento e complementando o trabalho da PM.


Já o Coronel Welington anunciou, ainda, a instalação de mais 18 câmeras de vídeo-monitoramento em Camburi, até o fim do ano, além da contratação de mais 100 agentes comunitários e 50 agentes de trânsito, que já estarão nas ruas em outubro e serão distribuídos por toda a cidade.


Ele também adiantou que, em 2014, a Prefeitura pretende equipar a cidade com um sistema de cerco eletrônico conhecido como OCR – que permite, em tempo real, a identificação das placas de todos os veículos que circulam em alguns pontos da cidade, o que coíbe, por exemplo, crimes como furto de veículo. “Vai ser a cereja do bolo”, disse o secretário municipal.


O terreno


O terreno que abrigará a nova Companhia da PM foi doado pela Prefeitura ao Governo do estado, por meio de projeto aprovado na Câmara de Vitória, no mês de maio. A área se situa entre as ruas Theófilo Costa e Waldir Soares de Melo. Com 1,3 quilômetros quadrados e estimado em R$ 4 milhões, o terreno ocupa um quarteirão inteiro e não possui nenhuma edificação. É atualmente utilizado como estacionamento de veículos particulares.


Praça


De acordo com o prefeito Luciano Rezende, o terreno em questão não vai se limitar a receber a nova unidade da PM. A Prefeitura elaborou um projeto paisagístico para a área, a cargo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Cidade. A quadra será arborizada e haverá uma praça ao lado da companhia policial. “Vai ter arborização em torno. Vai ser ótimo para todo mundo, realmente um ganho para o bairro. A ideia é que seja uma mistura de praça com delegacia.”


Expectativa


No meio da conversa entre as autoridades presentes, uma moradora se apresentou para reforçar o pedido por mais segurança no bairro. Era a aposentada Telma Hack, 61, moradora de Jardim Camburi desde 1967. “Moro num edifício aqui do lado e, lá de cima, vejo todos os perigos. À noite, ninguém é de ninguém. Isto vira uma ‘cracolândia’. Uma conhecida foi sequestrada de manhã. Estamos precisando muito de segurança.”


Esperançosa, dona Telma investe todas as suas fichas no projeto da nova unidade policial. “Estou fascinada. Quero que (o projeto) seja feito o mais rápido possível. Hoje estamos muito vulneráveis, e a situação vai melhorar muito tendo a polícia por perto”, opina a moradora.
 
 


O que eles disseram


“Jardim Camburi é a bola da vez. Inicialmente, logo que assumimos, nos concentramos muito no Centro e na Praia do Canto, onde os índices de violência eram mais elevados, e já abaixamos muito os números lá. Agora, o foco está em Camburi.” - Welington Ribeiro, secretário municipal de Segurança Urbana de Vitória


“Desde o primeiro momento, dissemos que a prioridade máxima para Vitória é a segurança pública. Iniciamos uma parceria com o Estado. Para a pasta de Segurança Urbana da cidade, trouxemos um coronel da PM (o Cel. Welington, que, em Colatina, conseguiu abaixar o índice de homicídios em 30%, em um ano. Antes, a PMV não tinha foco na segurança pública. Agora nós temos. E não é uma ação isolada, mas integrada com o Governo do Estado. A presença do Coronel (Fronzio) Calheira aqui hoje prova essa integração. Hoje, a Guarda Municipal e a PM trabalham como uma coisa só. Antigamente, a Guarda não fazia segurança pública. Hoje, ela faz policiamento.” - Luciano Rezende (PPS), prefeito de Vitória




Autor: Vitor Vogas

Leia mais