Notícias

voltar

Em sessão solene na última quinta (04), 26 policiais foram condecorados pela Câmara

Sexta-feira, 05 de Abril de 2013

Emoção, gratidão e reconhecimento em homenagem de Gandini a policiais

“Trabalhamos diariamente para cumprir o nosso dever e muitas vezes não temos nosso trabalho reconhecido e valorizado. Por isso, por mais singela que possa parecer, esta homenagem é tão importante para nós. Chego a ficar emocionado.” Ditas pelo comandante do 1º Batalhão da Polícia Militar, Tenente-Coronel Reinaldo Brezinski Nunes, as palavras resumem bem o tom da solenidade realizada na última quinta-feira na Câmara de Vitória, para homenagear os 26 policiais militares que se destacaram em serviço no ano passado na Capital. A sessão foi promovida pelo presidente da Casa, Fabrício Gandini (PPS), pelo segundo ano seguido.


Emoção foi exatamente o que não faltou na cerimônia, a ponto de um oficial graduado como Brezinski “pedir licença” por alguns minutos da dureza normalmente associada aos militares para reconhecer que era assim que se sentia. “Agradeço a Fabrício Gandini pela homenagem. Pode parecer singelo, mas vocês não têm noção do quanto é importante para nós receber esse reconhecimento da Câmara do nosso município. Homenagens como esta são raríssimas. E agora a recebemos pelo segundo ano consecutivo. Muito obrigado pelo reconhecimento!”, disse o comandante, em discurso da tribuna no Plenário Maria Ortiz.


AGRADECIMENTO


E o “muito obrigado” foi recíproco. Na sua vez de discursar, Gandini fez questão de sublinhar seu agradecimento aos membros da tropa, em nome da Câmara e do município, pelos serviços prestados com dedicação aos cidadãos capixabas. “A palavra aqui é agradecimento. É o que resume esse momento. É o motivo desta sessão solene”, disse o autor da homenagem.


Gandini, que representa o Legislativo no Conselho Municipal de Segurança Urbana, aproveitou para parabenizar toda a corporação pelo aniversário de 178 anos da Polícia Militar, completado exatamente no dia da solenidade.


Ele lembrou ainda que, embora aqueles policiais estejam cumprindo bem o seu papel no enfrentamento da violência, a eficácia das políticas de Segurança Pública passa por uma série de outros fatores.


“Vitória tem uma característica muito particular: é um município em que as causas sociais não explicam por si só a violência. Temos indicadores sociais elevadíssimos, entre os melhores do país, mas ao mesmo tempo números de violência que nos preocupam muito e que não condizem com nossa qualidade de vida. As causas da violência não podem ser resumidas a fatores sociais. Então precisamos desvendar onde estão as raízes de tanta criminalidade”, analisou o vereador.


DESPEDIDA


A emoção que tomou conta do Comandante Brezinski também se explica por um ponto especial: no mesmo dia da homenagem, foi confirmada em caráter oficial a sua transferência para outro setor da PMES, com a publicação, no Diário Oficial, de sua nomeação como chefe do Centro Integrado Operacional de Defesa social (Ciodes). Como ele mesmo admitiu, foi inevitável dar a sua fala certo tom de despedida da tropa que comandou por quase dois anos.


Dos 26 homenageados, 24 foram indicados pela própria PMES – a cada trimestre, o comando elege um destaque em cada uma das cinco companhias que integram o 1º BPM, e outros quatro são indicados pelos serviços prestados na área administrativa. Além deles, receberam a honraria o comandante-geral da PM-ES, Coronel Ronalt Willian de Oliveira – representado na sessão pelo subsecretário estadual de Integração Institucional, Coronel Fronzio Calheira Mota –, e o próprio Tenente-Coronel Brezinski.


Todos receberam um diploma das mãos de Gandini e dos dois outros vereadores que participaram do ato, Rogerinho Pinheiro (PHS) e Neuza de Oliveira (PSDB). Nas galerias do plenário, muitos familiares foram prestigiar os homenageados.



Autor: Vitor Vogas

Leia mais