Notícias

voltar

Gandini critica lentidão do governo estadual no combate à violência

Quinta-feira, 07 de Março de 2013

Gandini critica lentidão do governo estadual no combate à violência

07/03/2013


Na sessão plenária da Câmara da última quinta-feira (07), o presidente do Legislativo municipal, Fabrício Gandini (PPS), criticou duramente a insegurança que tem aterrado a população do estado e particularmente a de Vitória.


No pronunciamento, Gandini questionou o que vê como indiferença por parte das autoridades da Segurança Pública e cobrou do governo estadual medidas mais eficazes no combate à violência. “A culpa é de quem administra esse governo. A velocidade não é a que precisamos. Nosso estado é de exceção, então a política não pode ser de longo prazo; também deve ser de exceção."


O vereador também dirigiu críticas à omissão que enxerga por parte dos representantes da Assembleia Legislativa. "Temos uma Assembleia muda, calada diante dos nossos irmãos caídos no chão. Deputados, onde vocês estão? Estão discutindo tíquete!"


Para representar a indiferença generalizada, o parlamentar chegou a ler um trecho da canção “Perfeição”(1993), da banda Legião Urbana. E levou à tribuna um bolo, para simbolizar o aniversário de um fato que não merece comemoração: o fechamento, há exatamente um ano, do Departamento de Polícia Militar em Jardim Camburi, o que, segundo o vereador, deixou a população do bairro muito mais vulnerável à ação de criminosos.


Gandini ainda criticou a morosidade com que o governo estadual vem executando as políticas de segurança pública no último biênio. "O ex-secretário estadual de Segurança (Henrique Herkenhoff) vai descansar no resto do ano. Era essa a velocidade que ele dava às políticas", disse o presidente da Casa, cobrando maior celeridade.


Na véspera do Dia das Mulheres, o parlamentar aproveitou para recordar um índice triste que passa muito ao largo de qualquer celebração: “Não há o que festejar. Em 2011, 170 mulheres foram assassinadas no Estado; em 2012, foram 163 mulheres".


Gandini arrematou a fala conclamando os cidadãos de Vitória a se unirem a ele no sentimento de indignação e a também cobrar das autoridades competentes ações para mudar o atual quadro de insegurança. "Como disse Renato Russo em 'Perfeição', hino de 1993 contra a indiferença, hoje vim aqui 'comemorar essa idiotice'! Estou indignado e quero convocar o povo a não ser indiferente. Isso só vai mudar se nós mudarmos. Não podemos mais ficar mudos!"


Gandini pede a Luciano cessão de terreno em Jardim Camburi


O presidente da Câmara Municipal de Vitória, Fabrício Gandini (PPS), esteve na última segunda-feira com o prefeito de Vitória, Luciano Rezende (PPS), na sede da prefeitura, para tratar de um assunto diretamente relacionado à reivindicação por maior segurança em Jardim Camburi: pediu ao prefeito que dê mais agilidade à doação do terreno no bairro para onde deve ser transferida a 4ª Companhia de Polícia Militar do Espírito Santo.


Localizado na Rodovia Norte Sul, bem perto do Shopping Norte Sul e do posto BR da Rede Marcela, o terreno pertence à municipalidade, por isso o primeiro passo para a resolução do problema é a doação por parte da prefeitura. Luciano foi solícito ao pedido e garantiu ao correligionário que vai agilizar o processo.


Além disso, na última terça-feira (05), o vereador solicitou o agendamento de audiência com o novo secretário estadual de Segurança Pública, André Garcia, ocasião em que também pretende questioná-lo sobre os planos do novo comando da secretaria para o combate à violência em Jardim Camburi e em toda a cidade de Vitória. A data da reunião ainda não está confirmada.


“A segurança pública é a prioridade do meu mandato e espero que a gente consiga agora o respaldo que não conseguiu na administração municipal anterior”, destaca Gandini.



Autor: Vitor Vogas

Leia mais