Notícias

voltar

Termelétrica da Vale: Gandini leva preocupações de moradores para Secretaria Estadual de Meio Ambiente

Terça-feira, 06 de Dezembro de 2011

Termelétrica da Vale: Gandini leva preocupações de moradores para Governo do Estado

 
06/12/11
 
O vereador Fabrício Gandini (PPS) vai se reunir com o Secretário Estadual de Meio Ambiente, Paulo Ruy Carnelli (PPS), para levar as preocupações dos moradores do entorno da Vale sobre a construção da Usina Termelétrica, na mesma região. A agenda foi marcada diante dos diversos questionamentos relacionados à instalação do empreendimento apresentados na última quarta-feira (30), na Audiência Pública “Possíveis impactos da Instalação da Termelétrica da Vale”.
 
Durante a Audiência Pública, realizada na Escola Elzira Vivácqua, os moradores reclamaram dos transtornos que a Vale já tem causado no entorno da empresa, principalmente em Jardim Camburi.
 
A danificação de vias e de calçadas e a falta de planejamento dos impactos das obras do viaduto estão deixando o trânsito caótico. As ruas escolhidas para o escoamento do trânsito não suportam o tráfego diário. Nos limites da empresa com o bairro Jardim Camburi há um barranco com inclinação imprópria prestes a desabar, que põe em risco a segurança e a vida dos moradores. A dispersão do pó preto de minério há anos abala a saúde de quem vive na Grande Vitória.
 
“A Vale não pode iniciar mais obras sem antes solucionar os problemas que já tem causado. A empresa é uma só e, por isso, os técnicos do Iema (Instituto Estadual do Meio Ambiente) devem considerar esses impactos existentes hoje”, destacou o vereador Fabrício Gandini.
 
 
Licença ambiental
 
Representante do Iema na audiência, Andreia Saraiva salientou que a licença ambiental para a construção da Usina Termelétrica da Vale ainda não foi concedida. “Vamos levar em consideração todas as questões colocadas pela população na hora de emitir um parecer, seja ele favorável ou não,” disse Andreia.
 
Na audiência pública, a Vale apresentou o projeto que, se aprovado, será implantado. A empresa justificou a necessidade da Usina e destacou que o empreendimento poderá atrair investimentos e gerar novos empregos.
 
Moradora de Vitória há mais de 30 anos, a senhora Lenice, presente ao encontro, lembrou que a cidade já foi um lugar muito melhor para viver. “Temos que pensar no futuro das nossas crianças. Será que vale a pena o desenvolvimento financeiro a todo custo em detrimento do meio ambiente e da qualidade de vida”?
 
Após a reunião com o secretário estadual de Meio Ambiente, o vereador poderá convocar nova audiência, ampliada a todos os moradores da Grande Vitória. A Audiência Pública dos “Possíveis Impactos da Instalação da Usina Termelétrica da Vale” foi promovida pelo vereador Fabrício Gandini, em parceria com o Grupo S.O.S. Pé e Pata, representada por Luiza Garcia; Associação dos Moradores de Jardim Camburi, representada pelo vice-presidente, Anael Parente; e teve a participação da Vale, com Jairo Botassi; do Iema, com Andreia Saraiva; da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), com Tarcísio Foeger; do Ministério Público Estadual (MPES), Eliezer Cunha; da Associação dos Moradores de Jardim da Penha, Ricardo Rezende; e do Conselho Popular de Vitória (CPV), Robson.


Autor: Isabela Bessa

Leia mais