Notícias

voltar

Segurança em destaque em Jardim Camburi

Sexta-feira, 12 de Novembro de 2010

Segurança em destaque em Jardim Camburi

 
     A segurança em Jardim Camburi foi tema de discussão ontem (11/11/2010) durante uma Audiência Pública, proposta pelo vereador de Vitória Fabrício Gandini. A população, que compareceu no evento, apresentou sugestões e reivindicou melhorias no combate ao crime na região.

     Gandini abriu a Audiência pontuando os problemas existentes em Jardim Camburi. O tráfico de drogas, principalmente na Praça Sagrada Família, que fica há cerca de 300 metros da Polícia Militar do bairro, o número reduzido de efetivo policial, os constantes assaltos e a insegurança que está deixando os moradores preocupados foram alguns dos temas apresentados por ele.

     “O desenvolvimento como o do nosso bairro é positivo por um lado, mas infelizmente, isso faz com que o local fique mais visado. A Audiência Pública é a oportunidade dos moradores apontarem os problemas que ainda existem e buscar soluções. É um diálogo que deve sempre existir”, contou.

     Compuseram a mesa, o proponente da reunião, Fabrício Gandini, o presidente da Associação de Moradores de Jardim Camburi, Jair de Oliveira, o Capitão André, da 4ª Companhia da Polícia Militar e o secretário de Segurança da Capital, João José Sana.

     Jair de Oliveira disse que a Associação tem sido bastante procurada pelos moradores. “Quando recebemos denúncias vamos até os locais indicados. Já constatamos situações de venda de drogas a céu aberto, durante o dia, por exemplo. Sempre que somos procurados buscamos respostas junto à Prefeitura Municipal”, disse.

     Segundo o Capitão André, 109 policiais fazem o patrulhamento somente na Região Continental de Vitória. Desses, 30 atuam em Jardim Camburi. “A segurança é feita de bicicleta e a pé, por exemplo, mas sabemos que ainda é insuficiente para o contingente do bairro”, disse.

     Dentre os assuntos abordados pelo vereador Gandini na Audiência, a questão do atentado violento ao pudor, cometido por alguns travestis afetam e muito a população. Capitão André disse que o fato existe, mas que os policiais só podem efetuar as prisões em flagrante, o que é difícil, pois quando a viatura se aproxima eles se escondem ou fogem.

     A notícia que deixou os moradores contente, no entanto, foi anunciada pelo próprio Capitão. Ele disse que dentro de 8 meses, aproximadamente, 1000 policiais deverão ir para às ruas do Estado. “Este número certamente vai afetar o bairro, que também será beneficiado”.

     O secretário João José contou que a PMV tem atuado em favor da segurança. “As faixas de pedestres e a iluminação pública de Jardim Camburi, por exemplo, foram reivindicações dos moradores. Os pedidos foram atendidos e hoje as melhorias podem ser vistas nas ruas”, disse.

     A integração da Polícia Militar, Civil e o Batalhão de Trânsito, existirá em Jardim Camburi, de acordo com o secretário. “O Centro Integrado vai funcionar na área onde está sendo ampliada a estrutura próximo da Polícia Militar. Isto irá reduzir certamente o número de violência no bairro”, afirmou.

     João José, disse ainda que as ações para redução do índice de violência já estão sendo tomadas e melhorias ainda serão feitas. “Futuramente serão instaladas novas câmeras em pontos estratégicos como nas ruas Celso Cláudio, no trevo da Avenida Norte Sul, próximo ao Shopping. Com a construção do viaduto da Vale acontecerá a revitalização do final da Praia de Camburi, próximo ao conjunto Atlântica Ville, que irá inibir a ação de bandidos e traficantes que utilizam o local para a criminalidade hoje em dia”, contou.

     Gandini considerou a reunião positiva. “Todas as reivindicações e sugestões dos moradores serão encaminhadas para os departamentos responsáveis. Iremos buscar respostas para todos os questionamentos. Também produzimos uma pauta de reivindicações, que será trabalhada item por item”, disse ele que é responsável por indicações e projetos de lei que têm como objetivo reduzir a violência nos bairros da Cidade.


Autor:

Leia mais