Notícias

voltar

Estacionamento rotativo em debate

Quinta-feira, 19 de Agosto de 2010

Estacionamento rotativo em debate

    Foi realizada ontem (18 de agosto de 2010), a Audiência Pública (AP) “Estacionamento Rotativo na Cidade de Vitória”, no Auditório da Unidade de Saúde do Centro de Vitória. Moradores e comerciantes participaram do evento que foi proposto e mediado pelo vereador Fabrício Gandini (PPS).

     Compuseram à mesa: o secretário de Transportes e Infraestrutura Urbana de Vitória, Fábio Damasceno, o presidente da Associação de Moradores do Centro, Vinicius Simões, o Presidente da Associação dos Mradores do Parque Moscoso, Jorge Bernardino e o Presidente do Conselho Popular de Vitória (CPV), Waldemar Cunha.

     O secretário começou a audiência explicando como irá funcionar o novo sistema de estacionamento rotativo da capital. “O sistema que a Prefeitura Municipal de Vitória (PMV) quer implantar é o do parquímetro. A princípio ele vai substituir o atual sistema de estacionamento rotativo, que funciona no Centro da cidade. Também serão criadas vagas de rotativo no bairro Praia do Canto, que como o Centro sofre com a falta de vagas na rua.”, disse.

     O presidente da CPV, Waldemar Cunha elogiou a iniciativa da AP, e disse que só através de um debate como esse é possível chegar a conclusões democráticas.

     Já o presidente da Associação de Moradores do Parque Moscoso Jorge Bernardino, lembrou que quando foi instalado o estacionamento rotativo no Centro (em 1998), os moradores só foram chamados à discussão após a implantação do mesmo. Ele também alertou para a fiscalização e gestão do novo sistema, já que nem todos os usuários respeitam os horários do cartão. A atuação dos flanelinhas também foi criticada “ mesmo com o estacionamento rotativo eles continuam agindo, desta forma, o motorista paga duas vezes por uma vaga,” lembrou Jorge.

     Vinicius Simões salientou que essa discussão é muito importante e que tanto os moradores quanto os comerciantes devem ser ouvidos, e que esse sistema deve beneficiar os dois lados.

     Outras questões de grande relevância foram levantadas pela população, como mais vagas para idosos no centro, visto que é um dos bairros com maior população nessa faixa etária e a padronização das calçadas para evitar quedas, principalmente da população idosa. “Muitas vezes os buracos são feitos pela própria PMV que coloca as placas,” disse Clotilde, moradora do Parque Moscoso.

     Outra reclamação foi quanto à iluminação da cidade. No Centro, além da iluminação atual dos postes não ser satisfatória, as árvores que estão sem poda dificultam ainda mais passagem da luz, tornando o lugar perigoso à noite.

     Fábio Damasceno foi questionado quanto às vantagens do parquímetro em relação ao atual sistema de cartões do rotativo. Segundo o secretário as vantagens são:

      O sistema é fracionado, ou seja, o motorista só paga pelo tempo que fica na vaga, numa variação de cinco em cinco centavos; haverá um parquímetro numa distância de, no máximo, 50m da vaga, facilitando assim a compra de créditos, que pode ser feita através de um cartão ou de moedas na própria máquina e o gerenciamento do sistema é todo on-line, facilitando o monitoramento das vagas.

     O vereador Fabrício Gandini viu cumprida a missão de apresentar as possibilidades de mudança para a população, “a audiência foi muito produtiva, se preciso organizaremos outras para dialogar com a população sobre o assunto,” finalizou.

     Também estiveram na AP os vereadores Namy Chequer (PCdoB) e Juarez Vieira (PSB).


Autor:

Leia mais