Notícias

voltar

Empresário sombra acompanha vereador Gandini

Quarta-feira, 14 de Julho de 2010

Empresário sombra acompanha vereador Gandini

     O estudante Mauro Henrique Martins Santos, 16 anos, teve uma experiência diferente hoje (14 de julho). Ele acompanhou o trabalho desenvolvido pelo vereador da Capital Fabrício Gandini (PPS), na Câmara Municipal de Vitória (CMV), entre as 10 e 18 horas.

     O jovem, que cursa o primeiro ano do ensino médio, é um dos mais de 130 alunos do Programa Miniempresa, da Associação Junior Achievement do Espírito Santo (JAES). O objetivo do “Empresário sombra por um dia”, é mostrar aos jovens do programa Miniempresa como é a rotina de um profissional da sua área de interesse, desde a leitura dos jornais pela manhã até reuniões e visitas a clientes e parceiros.


     O projeto ocorre anualmente em escolas de algumas cidades do Brasil e tem como objetivo que os alunos criem uma empresa, para que os integrantes produzam um produto ou um serviço, captem recursos para a produção, façam a estratégia de colocação do produto ou serviço no mercado, além de criarem o marketing, a venda e a reaplicação do lucro.


     Mauro contou que ele, que é diretor de produção da miniempresa da escola Alternativa, na Serra, em conjunto com outros 10 estudantes, teve a ideia de personalizar um chaveiro/sensor. “Este utensílio será importante para as pessoas que são esquecidas. Para localizar o chaveiro perdido, basta à pessoa assoviar que ouvirá o som do apito”, explicou.


     Assim como Mauro, outros jovens tiveram a oportunidade de vivenciar uma visão realista do mundo do trabalho e compreender de que maneira os conhecimentos adquiridos em sala de aula podem ser aplicados na sua carreira.


     Questionado quanto à visão que tinha antes de acompanhar o vereador, Mauro disse que acreditava que todos os políticos eram corruptos e que a maioria não desenvolvia atividades durante o dia. “Fiquei impressionado com a quantidade de pessoas agendadas que o vereador atendeu. Só paramos para almoçar. Todo o dia foi proveitoso e enriquecedor”, disse ele.


     O estudante fez questão de ressaltar a importância do programa “empresário sombra”. Segundo ele, somente assim é possível entender as atividades e compreender como funciona o sistema empresarial. “Vale a pena aprender novidades”, finalizou ele que está de férias, mas não abriu mão da oportunidade de acompanhar a rotina do vereador.


     De acordo com o vereador Fabrício Gandini (PPS) o projeto motiva os alunos a continuarem estudando. “O fato de criar um produto, avaliar preço e gerenciar uma empresa, mesmo que por alguns meses, deixa os alunos mais responsáveis, criativos, além de criar uma consciência nos jovens, sobre a importância do desenvolvimento sustentável e do consumo consciente”, avalia.


     Entre os empresários que tiveram uma "sombra" por um dia estiveram: Fabrício Gandini (PPS), vereador de Vitória, Carlos Fernando Lindenberg Neto, diretor-geral da Rede Gazeta, Letícia Lindenberg, gerente de comunicação empresarial da Rede Gazeta; Ruy Dias, diretor técnico do Sebrae/ES; Ademar Antônio Bragatto, diretor superintendente da Coroa; Geraldo Aquino, presidente do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (IBEF-ES); Sidemberg Rodrigues, Gerente de Comunicação, Imagem, Relações Institucionais e Responsabilidade Social da ArcelorMittal Tubarão e Lourdes Ferolla, diretora da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Vitória e sócia-proprietária da Di Ferolla.


     A "Semana do Empresário Sombra" é realizada em vários países, e em todos os estados do Brasil. No Espírito Santo, o programa foi desenvolvido pela primeira vez em 2002 e participaram 11 profissionais.


Saiba mais

Programa Miniempresas
     Tomar decisões sobre margem de lucro, definir estratégias de marketing, logística de distribuição, cotação de preço de matéria-prima e fazer reunião de diretoria. Essas são algumas das atividades desenvolvidas pelos estudantes do ensino médio de escolas públicas e particulares da Grande Vitória e municípios do interior do Estado, participantes do programa Miniempresa. O objetivo desse programa é desenvolver o espírito empreendedor dos jovens e aproximá-lo do mundo dos negócios, através da criação e administração de uma miniempresa.

     Todas as atividades são acompanhadas por profissionais voluntários de áreas vitais para uma empresa como finanças, marketing, produção e recursos humanos. Nesse ciclo, cerca de 600 voluntários e jovens participam do programa.


Sobre a Junior Achievement

     A associação, que possui o objetivo de apresentar o mundo dos negócios aos jovens e aguçar seu empreendedorismo, foi criada há 88 anos nos Estados Unidos por empresários, e está hoje presente em mais de 120 países. No Brasil, existe há 26 anos e atualmente presente em todos os estados brasileiros. Os programas beneficiam cerca de sete milhões de jovens em todo o mundo, com a colaboração financeira de empresas, fundações e pessoas físicas.



Autor: Assessoria de Comunicação

Leia mais