Notícias

voltar

Cemitério de Maruípe muda forma de acesso de pedestre e veículos

Segunda-feira, 05 de Julho de 2010

Cemitério de Maruípe muda forma de acesso de pedestre e veículos

     O acesso ao cemitério Boa Vista, em Maruípe, terá a partir desta segunda-feira (05), um novo horário para abertura dos dois portões de acesso a pedestre e carro. Será das 6 às 19 horas. A determinação é da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Vitória (Semmam). Atualmente, o cemitério ficava aberto 24 horas.

     Essa decisão foi tomada após uma reunião realizada, nesta quarta-feira (30), com líderes comunitários dos bairros de Maruípe, Santa Martha e São Cristóvão. O objetivo desse novo horário vem dos atos de vandalismo que vem sofrendo o local.

Carros
     Além do novo horário, a Semmam restringirá o tráfego de veículos por dentro do cemitério, pois há uma rua interna que faz a ligação entre a avenida Adolfo Casoli, acesso à Maruípe e a rua João Azevedo, que dá acesso ao bairro Santa Martha.

     A partir desta segunda-feira (05), os veículos que tiverem necessidade de entrar no cemitério serão cadastrados na guarita, só permitindo a entrada para serviços e funerais. Outra ação da Semmam com relação a esse cemitério é aumentar o número de vigilantes. Atualmente, a vigilância é feita por três seguranças e, a partir de segunda (05), será feita por seis.

Serviços
     O cemitério Boa Vista dispõe dos seguintes serviços: sala de velório (capela), inumações (sepultamento), remoção e exumações. Para ter o direito de utilizar os serviços do cemitério Boa Vista, é preciso ser morador de Vitória e apresentar a documentação que comprove o grau de parentesco com o falecido e o atestado de óbito.

SOLICITAÇÃO
     O vereador de Vitória Fabrício Gandini (PPS) após visitar o Cemitério Boa Vista encaminhou à PMV algumas Indicações solicitando melhorias para o local, que foi considerado por ele como precário.

     Em um dos pedidos, o parlamentar reivindicou a capina do mato, uma vez que estava predominante nas ruas internas e nos acessos aos túmulos, causando constrangimento e mal estar aos visitantes.

     Outra indicação solicitava a reforma e pintura do muro que circunda o Cemitério e a reforma do calçamento devido à existência de buracos, desníveis no piso e ruas ainda sem calçamento. Foi pedida ainda a providência da reforma e pintura dos meios-fios.

     Todas as indicações foram encaminhadas com fotos em anexo tiradas pelo próprio vereador. No dia 16 de abril deste ano, Gandini enviou um requerimento de informação à PMV. As seguintes perguntas foram feitas: Quais os motivos levaram deixar o cemitério no atual quadro de abandono? Qual o valor gosto em manutenção e quais obras/reformas foram e serão executadas nos referidos anos de 2009 e 2010? Até o momento nenhuma das perguntas foram respondidas.

     “Fui visitar o Cemitério Boa Vista e o que vi me surpreendeu. O local está abandonado. Tirei fotos e até postei informações sobre o estado do Cemitério no meu twitter. Solicitações foram feitas, agora, temos que acompanhar as melhorias, caso aconteçam”, disse.



Autor: Assessoria de Comunicação e site PMV

Leia mais