Notícias

voltar

Vitória é a capital com maior índice de desenvolvimento

Terça-feira, 06 de Abril de 2010

Vitória é a capital com maior índice de desenvolvimento

     Vitória é a capital brasileira com o mais alto índice de desenvolvimento. Com investimentos em saúde e educação e com os maiores índices de criação de emprego, Vitória foi considerada a melhor das capitais brasileiras para se viver. É o que aponta um estudo da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan). O Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) usa no cálculo dados, de 2006, de emprego, renda, educação e saúde enviados pelos municípios ao governo federal. Vitória ficou com 0,8642 – o indicador varia de 0 a 1, sendo o maior número o mais elevado grau de desenvolvimento.

     A segunda colocada entre as capitais foi São Paulo, com 0,8568.Vitória tomou o primeiro lugar que, em 2005, era de Curitiba.A capital paranaense está agora na terceira posição, com 0,8546.

     Segundo o vereador Fabrício Gandini (PPS) o IFDM supre a inexistência de um parâmetro para medir o desenvolvimento socioeconômico dos municípios e distingue por ter periodicidade anual. “Esse índice procura retratar alguns aspectos da qualidade de vida dos moradores dos municípios analisados. Permite visualizar e comparar a qualidade e o acesso à educação, saúde e a capacidade de gerar emprego e renda que seriam as grandes vertentes que definem o desenvolvimento de uma localidade”, explica Gandini.

     Vitória, Aracruz e Serra têm índices acima de 0,8, o que as coloca entre as cidades de alto desenvolvimento. No fim do ranking estadual aparecem Ponto Belo, Mucurici e Pedro Canário, todas com índices em torno de 0,5.

     A posição de destaque da capital capixaba foi alcançada, principalmente, diante dos bons números em saúde. Mas a pesquisa registrou uma queda de 0,8% na educação, já o emprego e renda caíram 0,6%.A pesquisa aponta ainda Aracruz, Serra Vila Velha e São Mateus, pela ordem, como as melhores cidades do Estado, atrás apenas de Vitória.

     “O grande desafio agora é manter Vitória no ranking das melhores capitais”, frisou o vereador Fabrício Gandini.
Sobre o IFDM

     As fontes de dados do IFDM são oficiais e a metodologia permite a comparação entre municípios ao longo do tempo. Também mostra, com precisão, se uma melhor posição no ranking se deveu a fatores exclusivos de um determinado município ou à piora dos demais.


Autor: Assessoria de Comunicação

Leia mais