Notícias

voltar

Vitória no topo do Índice de Desenvolvimento Municipal entre as capitais

Terça-feira, 20 de Outubro de 2009

Vitória no topo do Índice de Desenvolvimento Municipal entre as capitais

Vitória ocupa a primeira posição no ranking de Desenvolvimento Municipal entre as capitais brasileiras, segundo índice criado pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (IFDM) para acompanhar a evolução dos municípios brasileiros e os resultados da gestão das prefeituras em todo o país.

A posição de destaque da capital capixaba foi alcançada, principalmente, diante dos bons números de emprego, renda e saúde. A pesquisa aponta ainda Aracruz, Serra Vila Velha e São Mateus, pela ordem, como as melhores cidades do estado, atrás apenas de Vitória.

Vitória, Aracruz e Serra têm índices acima de 0,8, o que as coloca entre as cidades de alto desenvolvimento. No fim do ranking estadual aparecem Ponto Belo, Mucurici e Pedro Canário, todas com índices em torno de 0,5.

Das três áreas consideradas no IFDM, apenas a saúde registrou alta de 1%. Educação teve queda de 0,8%, e emprego e renda caiu 0,6%. O Espírito Santo está acima da média nacional em educação e saúde, mas abaixo em emprego e renda.

Segundo o vereador Fabrício Gandini (PPS), o IFDM supre a inexistência de um parâmetro para medir o desenvolvimento socioeconômico dos municípios e distingue por ter periodicidade anual. “Esse índice procura retratar alguns aspectos da qualidade de vida dos moradores dos municípios analisados. Permite visualizar e comparar a qualidade e o acesso à educação, saúde e a capacidade de gerar emprego e renda que seriam as grandes vertentes que definem o desenvolvimento de uma localidade”, explica Gandini.

As fontes de dados do IFDM são oficiais e a metodologia permite a comparação entre municípios ao longo do tempo. Também mostra, com precisão, se uma melhor posição no ranking se deveu a fatores exclusivos de um determinado município ou à piora dos demais.



Autor: Cátia Menezes, Assessoria de Comunicação

Leia mais