Notícias

voltar

AUDIÊNCIA PÚBLICA DEBATE A PARTICIPAÇÃO DE VITÓRIA NA COPA E NAS OLIMPÍADAS

Segunda-feira, 19 de Outubro de 2009

AUDIÊNCIA PÚBLICA DEBATE A PARTICIPAÇÃO DE VITÓRIA NA COPA E NAS OLIMPÍADAS

 

Copa das Confederações em 2013, Copa do Mundo em 2014 e Olimpíadas no Rio de Janeiro em 2016. A cidade de Vitória não foi citada para ser sede e também não foi cogitada para ser sub sede, por quê? É justamente este ponto que o vereador e também presidente da Comissão de Esportes da Câmara Municipal (CMV), Fabrício Gandini (PPS) quer discutir junto à sociedade.

            Ele, através da Audiência Pública: Participação da Cidade de Vitória na Copa do Mundo e das Confederações, realizada dia 13 de outubro, às 9 horas, no auditório da Faculdade Salesiana, iniciou o debate para que a população, membros do órgão público e representantes do setor turístico e hoteleiro possam dar opiniões. 

                A Mesa foi composta pelo: vereador Fabrício Gandini, Secretário Estadual de Esporte, Luciano Rezende, Secretário Municipal de Esportes e Lazer de Vitória, Guilherme Filgueiras, representante da Companhia de Desenvolvimento de Vitória, Anderson Fioreti, coordenadora do curso de Educação Física da Faculdade Salesiana, Erineusa da Silva, presidente do Sindicato dos Restaurantes, Bares e Similares do Espírito Santo (Sindibares), Wilson Calil.  Esteve presente à sessão o vereador Juarez Vieira (PSB).

            O vereador Fabrício Gandini abriu a Audiência levantando algumas questões para discussão, como o fato de Vitória ter uma excelente localização, próxima das cidades sede dos eventos, além de um turismo variado que o Espírito Santo tem a oferecer.

            Erineusa da Silva, coordenadora do curso de Educação Física da Faculdade Salesiana, ressaltou a importância de se discutir estas questões agora, para que possamos nos preparar e aproveitar estas oportunidades.

O representante da Companhia de Desenvolvimento de Vitória, Anderson Fioreti lembrou que a participação da cidade nos eventos citados pode alavancar o desenvolvimento.

O Secretário Municipal de Esportes e Lazer de Vitória, Guilherme Filgueiras  ressaltou que Vitória já recebe grandes eventos, como o Campeonato Mundial de Vôlei de Praia e a Fórmula Renault. “Qualquer evento não é apenas esportivo, mas também cultural, social e econômico”, afirmou Guilherme. Falou ainda que devemos pensar não só em receber eventos, mas também preparar nossos atletas para que eles possam competir em igualdade com os atletas de fora.

Para o Secretário Estadual de Esporte, Luciano Rezende, lembrou que outros problemas podem ser resolvidos através das obras realizadas para as Olimpíadas, como obras de infra-estrutura, esporte e lazer. O secretário citou o exemplo da cidade de Barcelona, na Espanha, que elevou o país a um patamar esportivo que até hoje se mantém. Rezende falou ainda do potencial de Vitória para receber uma seleção, pois oferece bons hotéis e tranqüilidade, além de campo para treinamento.

E lembrou que uma seleção não vem sozinha, também traz jornalistas de outros países e seus conterrâneos, o que gera uma grande divulgação da cidade.

Luciando explicou ainda que o Espírito Santo não foi sede da Copa porque o futebol capixaba não se encontra em um bom momento atualmente.“O futebol do Espírito Santo está passando por uma crise profunda, mas temos que trabalhar para colocá-lo novamente na primeira divisão”. 

Ele enfatizou a importância de toda a população se mobilizar.  “Todos devem procurar uma mudança cultural e fazer sua parte. Temos que aproveitar essa oportunidade, que é única”, completou o Secretário.

         Ao final da Audiência Pública, a mesa acatou a sugestão de um dos participantes em formar um grupo de discussão permanente sobre o tema.

 

 



Autor: Stefânia Masotti, Assessoria de Comunicação

Leia mais