Notícias

voltar

Orçamento Participativo: Microrregião 5

Sexta-feira, 03 de Julho de 2009

Orçamento Participativo: Microrregião 5

         Na noite desta quinta-feira (02), o vereador Fabrício Gandini (PPS), participou da reunião da Plenária Microrregional do Orçamento Participativo (OP) do município. O OP é um processo em que os moradores do município decidem, em conjunto com o poder público, as obras e os serviços a serem realizados pela Prefeitura.

         O evento foi realizado no Praia Tênis Clube, no bairro Praia do Canto, onde foi discutido o orçamento com representantes da Microregião 5 (Barro Vermelho, Enseada do Suá, Ilha do Boi, Ilha do Frade, Praia do Canto, Praia do Suá, Praia Santa Helena, Santa Lúcia, Santa Luíza, São José/ Santa Helena).

         O vereador destacou a importância da participação da população no Orçamento Participativo. "É com estas reuniões que há a chance de participar da construção da cidade. Este é o momento para apresentar diretamente as propostas, debatê-las e decidir coletivamente sobre a ordem de prioridade, de acordo com as necessidades e os problemas da região”, explicou.

         Projetos nas áreas de esporte e lazer correspondem a grande parte das reivindicações dos moradores da cidade. São praças, quadras poliesportivas e campos que integram a lista de prioridades no OP. Nos bairros onde há muitas construções, umas bem próximas das outras, um equipamento de lazer propicia espaços de integração da comunidade.

         Foi o que aconteceu nos morros de São José e Santa Helena, onde a Prefeitura construiu uma praça. È o único espaço que os moradores dispõem, mas a comunidade considerou importante que estivesse por lá, como opção de lazer.

Microrregiões

         Vale lembrar que, para facilitar a participação e a mobilização dos moradores, a Prefeitura de Vitória dividiu as oito Regiões Administrativas em 14 microrregiões. O objetivo das plenárias é hierarquizar as demandas das regiões e eleger os delegados.

         A definição das prioridades que irão compor os orçamentos dos anos de 2010 e 2011 será feita pelos delegados eleitos nas plenárias nos Fóruns Regionais que acontecerão no mês de setembro. Para isso, eles devem participar das caravanas e das capacitações que serão promovidas pela Prefeitura.

 

 

 



Autor:

Leia mais