Notícias

voltar

16 de maio: dia do gari

Quinta-feira, 21 de Maio de 2009

16 de maio: dia do gari

16 de maio é o Dia do Gari, instituído por uma lei em 31 de outubro de 1962. A categoria dos profissionais de limpeza é a que mais emprega mão-de-obra de baixa escolaridade no Brasil: cerca de 1,5 milhões de empregos.

Apesar de imprescindíveis para a manutenção da limpeza das cidades, os garis são figuras já tão corriqueiras na paisagem da cidade que por muitas vezes acabam passando despercebidos aos olhos dos pedestres.

As pessoas costumam considerá-los como seres invisíveis, sem nome. O gari enfrenta o drama da invisibilidade pública. O dia no calendário, entretanto, chega a ser esquecido pelos próprios profissionais.

Exercendo trabalho árduo, os garis merecem destaque pela alegria com que trabalham e pelo orgulho que eles sentem de sua profissão.

Renato Luiz. F. Conceição é um dos garis que merecem destaque. Por exemplo, no sambódromo carioca, ele fez a alegria de muitos com a sua simpatia. Ao final de cada desfile, ele é o mais animado dos homens vestidos de abóbora que passam pela avenida, vassoura na mão, limpando-a para a escola seguinte. O seu sorriso, exibido publicamente desde 1997, entrou para a galeria das imagens clássicas do carnaval.

Graças ao trabalho como gari, Renato Sorriso tornou-se uma celebridade. Já conheceu a Europa e vários artistas. Não bastasse, também costuma ser contratado para palestras motivacionais em grandes empresas, onde discorre, de improviso, sobre a sua filosofia de vida.

 



Autor: Catia Menezes, Assessoria de Comunicação

Leia mais