Notícias

voltar

PL aprovado: Basílica de Santo Antônio é declarada Patrimônio Histórico Material

Terça-feira, 26 de Maio de 2020

O projeto foi analisado pelas Comissões de Justiça, Cultura e Finanças e aprovado nesta terça-feira

image

Foi aprovado na sessão desta terça-feira (29/05) da Assembleia Legislativa o o PL 599/2019, de autoria do deputado Gandini, que declara a Basílica de Santo Antönio, em Vitória, como patrimônio histórico material do Espírito Santo.

O templo é um dos principais cartões postais da nossa capital e o seu tombamento tem o objetivo de preservar este espaço tão importante para os capixabas e o seu legado para as gerações futuras.

Construída de 1956 a 1976, a basílica foi inspirada na arquitetura renascentista da igreja de Nossa Senhora da Consolação, em Todi, Itália. O santuário foi transformado em basílica pelo Vaticano em 2008, título honorífico concedido a alguns templos católicos, localizados em qualquer parte do mundo, que se distinguem pela beleza artística, pela transmissão da fé e pela vivência cristã.

O santuário possui quatro semi-cúpulas, uma cúpula central e sua base tem forma de cruz grega, contemplando todos os braços o mesmo tamanho. Ele possui 37,74 m de altura até a ponta superior da cruz acima da lanterna, somando com os anexos e os pátios 2.575 m² e uma área no seu interior de 905m², incluindo as quatro salas internas, com um perímetro de 103,37m, comportando um total de 2.089 pessoas, sendo 656 sentadas.

  

Leia mais