Notícias

voltar

Projeto declara Basílica de Santo Antônio patrimônio material

Quarta-feira, 14 de Agosto de 2019

Proposta do deputado Gandini visa a reconhecer o valor histórico-culural da igreja para o Espírito Santo

image

A Basílica de Santo Antônio é um dos principais cartões postais da cidade de Vitória, atraindo diariamente diversos turistas que se encantam com sua arquitetura renascentista, inspirada na Igreja de Nossa Senhora da Consolação, em Todi, na Itália. O deputado Gandini apresentou um projeto de lei que propõe declarar o templo como patrimônio histórico material do do Espírito Santo, por seu excepcional valor para o Estado.

Segundo o Decreto-Lei nº 25/1937, patrimônio material é o conjunto de bens culturais móveis e imóveis existentes no país e cuja conservação seja de interesse público, quer por sua vinculação a fatos memoráveis da história do Brasil, quer por seu excepcional valor arqueológico ou etnográfico, bibliográfico ou artístico.

Construído entre 1956 e 1976, o santuário foi transformado em basílica pelo Vaticano em 2008, título honorífico concedido a alguns templos católicos, localizados em qualquer parte do mundo, que se distinguem pela beleza artística, pela transmissão da fé e pela vivência cristã.

O santuário possui quatro semi-cúpulas, uma cúpula central e sua base tem forma de cruz grega, contemplando todos os braços o mesmo tamanho. Ele possui 37,74 m de altura até a ponta superior da cruz acima da lanterna, somando com os anexos e os pátios 2.575 m² e uma área no seu interior de 905m², incluindo as quatro salas internas, com um perímetro de 103,37m, comportando um total de 2.089 pessoas, sendo 656 sentadas.


  

Leia mais