Notícias

voltar

Comissão Especial quer suspensão de reajuste de tarifa da BR-101

Quarta-feira, 08 de Maio de 2019

Deliberação foi feita ontem durante a terceira reunião do colegiado

image

 A Comissão Especial de Fiscalização da Concessão da BR-101, presidida pelo deputado estadual Gandini, solicitou à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) que suspenda a autorização de reajuste tarifário do pedágio da BR-101, devido ao descumprimento do contrato por parte da concessionária Eco 101.

O colegiado também irá apoiar a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) na ação civil pública ajuizada junto à Justiça Federal contra esse reajuste. “Iremos enviar à seccional da OAB no Espírito Santo todas as atas taquigráficas das reuniões ordinárias desta comissão com o objetivo de subsidiá-la nesta ação judicial”, informou Gandini.

A deliberação foi feita ontem (07) durante a reunião da Comissão Especial na Assembleia Legislativa. Durante o evento, o superintendente regional da PRF, inspetor Amarílio Luiz Boni, apresentou estatísticas de acidentes entre 2013 e 2018 no trecho da via que corta o ES, além das ações preventivas realizadas.

Amarílio admitiu em sua apresentação que, se as obras de duplicação estivessem avançadas, muitas mortes seriam evitadas na rodovia. Segundo Boni, isso pode ser comprovado na Avenida do Contorno (ligação entre Serra e Cariacica) que, após duplicada, teve uma redução “brutal” do número de acidentes, principalmente os que envolvem colisões frontais de veículos.

O superintendente da PRF expôs dados estatísticos que apontam a redução de acidentes e de mortes no trecho capixaba da BR-101 nos últimos seis anos. De acordo com os estudos, as mortes baixaram de 231 para 101.

A implantação de radares e o uso de outras tecnologias foram apontados como principais recursos que resultaram na melhoria das estatísticas. “Apesar da redução das ocorrências, sabemos que esses números poderiam ser menores se as obras de duplicação não estivessem atrasadas”, destacou Gandini.
 

Tag's: br101;comissaoespecial;eco101

Leia mais