Notícias

voltar

Vitória ganha primeira pista adequada para o bicicross no Estado

Terça-feira, 24 de Janeiro de 2017

Pista de Bicicross Danilo Simões fica no final da praia, em Jardim Camburi

image

Os atletas de bicicross de Vitória e de todo o Estado já podem comemorar a inauguração da primeira pista de bicicross adequada para a prática do esporte. O espaço, que fica no final da praia de Camburi e foi entregue neste domingo (22), possui todas as rampas e curvas necessárias para a modalidade e vai ajudar a formar novos atletas.

Para marcar a abertura oficial do mais novo espaço voltado para a prática de esportes na capital, um passeio ciclístico saiu da Rua de Lazer da Ponte Seca, na Vila Rubim, e passou pela ciclofaixa que percorre toda a orla de Vitória, até chegar ao final da orla de Camburi.

Homenagem
A pista recebeu o nome "Danilo Simões", em homenagem ao ciclista e jornalista, que morreu atropelado por uma caminhonete, no dia 29 de agosto de 2015, enquanto pedalava na rodovia Audifax Barcelos, na Serra. Simões foi ciclista por 31 anos e foi 10 vezes campeão estadual de bicicross, além de ser um grande incentivador da prática da modalidade. A entrega foi acompanhada pelo filho do homenageado, Pedrinho.

Respeito aos ciclistas
O prefeito de Vitória, Luciano Rezende, ressaltou a importância de todas as parcerias para a realização da obra e o cuidado que os motoristas devem ter no trânsito para com os ciclistas. "Temos um grande desafio, que é conscientizar os motoristas para que respeitem o ciclista. Todos devem respeitar de forma corresponsável, mas, no trânsito, o ciclista, com certeza, é um dos mais frágeis. Vocês estão vendo que a Prefeitura está ocupando cada vez mais os espaços públicos com as famílias e ofertando mais lazer para as pessoas. Onde as famílias e o esporte estão presentes, o ambiente fica cada vez mais seguro".

O secretário municipal de Gestão Estratégica, Fabrício Gandini, frisou o comprometimento da Prefeitura em ocupar os espaços públicos e em promover o esporte. "Este é um equipamento importante tanto para ocupar o espaço quanto para o treinamento dos atletas. Hoje esta é a única pista de bicicross do Estado que atende à necessidade dos atletas. Era muito esperada por eles e foi feita em parceria, da forma como eles (ciclistas) planejaram e queriam".

Treinamento
A pista, proposta pela Federação Espírito-Santense de Ciclismo, tem 220 metros de comprimento e conta com três retas, duas curvas e obstáculos. A largura da pista, construída em barro e com asfaltamento na largada e nas curvas, varia entre 4 e 8 metros. O morro da largada possui 11 metros de largura e 4 metros de altura.

Quem também comemorou a inauguração da pista foi o atleta e campeão latinoamericano de bicicross Ramón Ferreira Leal, que agora terá um local de treinamento mais próximo de casa. "Precisamos que o apoio ao esporte não acabe e que a pista receba manutenção periódica porque, com esse equipamento, no meio da cidade, com certeza virão novos atletas. Hoje temos atletas expressivos que não tinham pista para treinar e precisavam se deslocar até 250 Km para chegar até Manhuaçu, em Minas, para treinar em uma pista. Mas aqui, hoje mesmo já vi novos atletas que têm todo o potencial para se destacarem no esporte", disse o atleta.

Fonte: Vinícius Yungtay - SECOM/PMV

Tag's: bicicross, ciclismo, jardimcamburi

Leia mais