Notícias

voltar

Audiência Pública: Segurança em Vitória

Sexta-feira, 17 de Junho de 2016

Veja como foi o evento

image

Nesta quinta-feira (16) a Câmara Municipal de Vitória por meio do vereador Fabrício Gandini (PPS) realizou, com a Polícia Militar e a Guarda Civil Municipal, Audiência Pública debatendo as ações necessárias para melhorar a segurança no bairro de Jardim da Penha, seu entorno e todo o município. 

O momento também foi importante para prestar contas do que já foi realizado no bairro, como descrito abaixo:

DPM Jardim da Penha

A 3ª Companhia do 1º Batalhão da Polícia Militar recebeu uma reforma geral, com destaque para a manutenção predial finalizada em abril, voltando a ser referência ostensiva no bairro, mas o policiamento de militares a pé, em bicicletas, viaturas e motocicleta que foi intensificado durante as obras foi mantido e gradativamente aumentado com a chegada de mais efetivo da corporação.

Aumento do efetivo da Polícia

Dada a necessidade do aumento de policiamento em toda cidade e estado, houve um substancial aumento de efetivo tanto das polícias civil e militar, quanto dos bombeiros com número alcançado de 5.603 mais pessoas nas tropas.

Aumento do efetivo da Guarda Municipal

A Gurda também teve um expressivo aumento no seu quadro de efetivos com a contratação de mais 150 guardas. Passando a totalizar cerca de 500 soldados.

Ponte da Passagem

A Ponte da Passagem historicamente era uma rota de práticas de delitos (tráfico de entorpecentes, crime contra o patrimônio etc). O meliante saia de Andorinhas, Mague Seco e adjacências para comercializar drogas e aproveitava a viagem para Jardim da Penha para cometer outros crimes fugindo no sentido da Reta da Penha. Com a demolição da antiga ponte e a instalação do módulo da Guarda, ambas as práticas foram inibidas e substancialmente reduzidas.

Câmeras de Videomonitoramento

Só existia uma unidade móvel de monitoramento, o que era muito pouco tanto para a área geográfica, quanto para a quantidade de pessoas. A previsão era de instalação de apenas mais quatro. Hoje, possuímos treze câmeras num sistema inteligente interligado ao Ciodes da PM, sendo utilizadas tanto para acompanhamento de moradores em situação de rua, quanto na prevenção de crimes contra o patrimônio, ocorrências de trânsito e crimes contra a vida.

População de Rua

A concepção vigente no que diz respeito aos invisíveis (população de rua) afirmava que os mesmos tinham o direito de viver nas ruas. Nossa gestão implantou um trabalho de acolhimento e abordagem adequada aos transeuntes, com uma equipe completa e altamente capacitada (assistentes sociais, psicólogos, enfermeiros etc) com o Programa Onde Anda Você. As pessoas passaram a ser abordadas, encaminhadas para tratamento, depois para albergues e abrigos, reinseridas na sociedade e, após período de adaptação, passam a receber aluguel social para que possam ocupar um espaço definitivo na sociedade. Antes da implantação do Onde Anda Você, existiam 732 moradores de rua, hoje há apenas cerca de cem.


“Como Presidente da Comissão de Segurança da Câmara de Vitória conquistamos o Módulo da Guarda para a região. Chegou a hora de avançar, discutindo mais ações concretas com todos as estâncias envolvidas em Segurança Pública”, disse Gandini.

Propostas

A Audiência Pública seguiu com o vereador trazendo outras propostas importantes para o bairro, como por exemplo:

Estacionamento Rotativo

Em todas as praças, áreas residenciais e comerciais, há, ainda hoje, uma grande quantidade de guardadores de automóveis, o flanelinha, que por muitas vezes acabam trazendo colossal sensação de insegurança à população. A sugestão inicial é a de implantação do Parquímetro.

Bairro Iluminado

Com o plano diretor de iluminação em implantação no município, a sensação de segurança e a ocupação da cidade pelos moradores vem sendo percebida na prática. A ideia inicial nesse caso é de se iluminar, além das praças, as principais vias de acesso aos bairros como Jardim da Penha, que receberão as lâmpadas de vapor metálico.

Podas das árvores

Uma das solicitações encaminhadas foi a da poda regular das árvores. Solicitação essa acatada e encaminhada às secretarias responsáveis.

DPM na Ponte da Passagem

Surgiu a ideia de se fazer uma interlocução com o Governo do Estado, via o partido do Governador, de se viabilizar um novo DPM do outro lado da ponte da passagem, uma vez que mesmo com o módulo da Guarda Municipal na Reta da Penha sendo muito bem recebido pelos moradores de Jardim da Penha e Portal de Camburi, a Associação insiste que seja implantado um aparelho no lado de Jardim da Penha.


Além do Presidente da Comissão de Segurança, participaram do evento o Secretário de Segurança Urbana, Fronzio Calheira que apresentou os números de ocorrências locais; o Secretário de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana Oberacy Emmerich Júnior que se prontificou a realizar todos as solicitações possíveis e representantes da Polícia Militar e Associação de Moradores.

No encerramento o vereador Fabrício Gandini fez os devidos despachos para encaminhamento de todas as demandas solicitadas, lembrando que essas foram completamente distintas das feitas no último evento, o que ratifica a certeza de que o que foi pedido foi entregue, mas que novos avanços são necessários para avançar sempre mais. 

Fotos: Henrique Bazileu

 Fotos: Henrique Bazileu

Leia mais