Notícias

voltar

Câmara lança Fiscaliza Vitória com amplo apoio popular

Segunda-feira, 21 de Outubro de 2013

Câmara lança Fiscaliza Vitória com amplo apoio popular

A Câmara Municipal de Vitória lançou, na manhã do dia 17/10/2013, o Fiscaliza Vitória, projeto pioneiro por meio do qual as pessoas poderão ajudar o Legislativo a cumprir um de seus papéis mais importantes: fiscalizar a qualidade dos serviços oferecidos à comunidade pelo Poder Executivo do município. A solenidade, iniciada às 9h30, lotou o salão social do Clube Álvares Cabral, em Bento Ferreira.
 
Além de quase todos os vereadores, o evento teve a participação de um número expressivo de líderes comunitários, representantes da sociedade civil organizada e membros do primeiro escalão da equipe do prefeito Luciano Rezende (PPS). O próprio prefeito fez questão de prestigiar a solenidade, para manifestar o seu apoio a essa iniciativa da Câmara.
 
Idealizador do projeto, o presidente da Câmara Municipal de Vitória, Fabrício Gandini (PPS), explicou a fundamentação e também o funcionamento do Fiscaliza Vitória. “Não queremos reinventar a roda. O que queremos, com este projeto, é reconstruir o significado da Câmara. É um projeto que visa transformar o relacionamento da Casa com a sociedade.”
 
Gandini lembrou que, constitucionalmente, o Poder Legislativo tem duas grandes atribuições: a de legislar sobre matérias de interesse público e a de fiscalizar o Poder Executivo. “Quando assumimos a Presidência, verificamos que a instituição tem o departamento legislativo muito bem estruturado. Mas, por falta de estrutura própria, o trabalho de fiscalização, que é de nossa competência, nunca pôde ser realizado como nós gostaríamos. Por isso, tomamos a decisão de estruturar essa segunda perna, que vai facilitar muito o trabalho dos vereadores.”
 
A cerimônia contou com a presença de onze vereadores: o presidente Fabrício Gandini (PPS), Rogerinho Pinheiro (PHS), Vinícius Simões (PPS), Namy Chequer (PCdoB), Neuzinha de Oliveira (PSDB), Luisinho Coutinho (PDT), Luiz Paulo Amorim (PSB), Wanderson Marinho (PRP), Serjão (PSB) e Zezito Maio (PMDB), a quem coube discursar em nome dos demais.
 

“Tenho certeza de que a população está muito feliz com este presente. O 162 não será o número de Gandini, nem o de Zezito, nem mesmo o da Câmara de Vitória, mas o número da fiscalização de toda a cidade. Com este instrumento, damos um salto não de qualidade de vida, mas de qualidade política”, discursou o vereador.



Autor: Vitor Vogas

Leia mais