Notícias

voltar

Câmara de Vitória lança projeto de fiscalização com participação popular

Quarta-feira, 16 de Outubro de 2013

Câmara de Vitória lança projeto de fiscalização com participação popular

A Câmara Municipal de Vitória lança, nesta quinta-feira (17), o Fiscaliza Vitória, projeto pioneiro por meio do qual as pessoas poderão ajudar o Legislativo a cumprir um de seus papéis mais importantes: o de fiscalizar a qualidade dos serviços oferecidos à comunidade pelo Poder Executivo do município.
 
Com o Fiscaliza Vitória, a Câmara e a população vão ficar muito mais próximas, trabalhando em fina sintonia para fiscalizar os serviços e os equipamentos públicos oferecidos aos moradores de Vitória.
 

Segundo o presidente da Câmara, vereador Fabrício Gandini (PPS), a população não só pode como deve participar intensamente do projeto, enviando à sua equipe técnica as sugestões de espaços que deseja ver fiscalizados – um parque, uma unidade de saúde, um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), uma escola da rede municipal etc.

 
Como explica Gandini, o sucesso do projeto está intimamente ligado a essa participação popular. Para isso, a Câmara de Vitória abriu vários canais de comunicação direta, como o número gratuito 162 e o site http://www.fiscalizavitoria.com.br/. Por meio desses canais, as pessoas poderão expressar as suas opiniões e, mais importante, registrar as suas indicações.
 
Como funciona
 
Recebida a indicação, a equipe do projeto vai diretamente ao local, realiza a inspeção e elabora um relatório completo, que ficará disponível no site do projeto. As visitas também podem ser acompanhadas por vereadores, líderes comunitários e representantes do Poder Executivo.
 
Em seguida, se constatada a necessidade de melhorias, a Câmara abre um processo para sua resolução e aciona os setores da Prefeitura encarregados da prestação daquele serviço. O autor da demanda pode acompanhar todo o andamento do processo por meio do site do Fiscaliza Vitória. E, ao final do processo, a Câmara prestará contas das medidas tomadas pelas autoridades acionadas. A meta estabelecida pela equipe é não deixar nenhuma demanda sem uma resposta satisfatória.
 
Além das indicações de moradores, as visitas também poderão ser solicitadas pelas comissões permanentes da Casa, formadas pelos próprios vereadores. E, além de poder ser provocada, a própria equipe do Fiscaliza Vitória, inicialmente integrada por cerca de 10 servidores comissionados da Câmara, terá uma agenda proativa de visitas e vistorias aos equipamentos públicos da cidade.
 
Concurso
 
Ainda de acordo com Gandini, a Câmara também já lançou edital para a realização de concurso público, a ser promovido no início do ano que vem. O concurso visa ao preenchimento de 18 vagas de servidores efetivos, algumas das quais destinadas a compor e fortalecer a equipe do Fiscaliza Vitória. Assim, o projeto ficará mais bem estruturado, podendo contar com uma equipe permanente formada por quadros técnicos especializados em áreas como Educação, Saúde e Engenharia. Com isso, afirma Gandini, a continuidade do projeto estará assegurada.
 
"O Fiscaliza Vitória é um serviço que vem a fortalecer a participação cidadã dos moradores da Capital. Com a colaboração de todos, a Câmara quer ajudar a aprimorar a qualidade dos serviços prestados à população pela Prefeitura de Vitória", explica o presidente do Legislativo Municipal.
 
O lançamento do projeto ocorrerá nesta quinta-feira (17), às 9h da manhã, na sede social do Clube Álvares Cabral – Av. Marechal Mascarenhas de Moraes, 2.100, Bento Ferreira. O evento será aberto ao público. A presença pode ser confirmada por meio da página do evento no Facebook: http://on.fb.me/1cE16d5
 

 



Autor: Vitor Vogas

Leia mais