Notícias

voltar

Presidente nacional do PPS diz que Gandini deve se candidatar à Câmara Federal

Quinta-feira, 05 de Setembro de 2013

Presidente nacional do PPS diz que Gandini deve se candidatar à Câmara Federal

O presidente da Câmara Municipal de Vitória, Fabrício Gandini, acaba de participar da reunião da Executiva Nacional do PPS, realizada no Hotel Senac Ilha do Boi, em Vitória, com a presença do deputado Federal Roberto Freire e do prefeito Luciano Rezende – respectivamente, presidente nacional e presidente estadual do partido –, além das principais lideranças locais do PPS.


Em seu pronunciamento, Roberto Freire fez uma convocação a Gandini, para que aceite o desafio de se candidatar a deputado federal pelo partido no ano que vem. A proposta já havia sido lançada pelo próprio Freire no início do ano, logo após Gandini ter sido eleito para ocupar a Presidência da Câmara de Vitória.


O presidente nacional afirmou que, naquela ocasião, a proposta pode ter soado prematura, mas que agora decidiu reforçar o chamado porque, após acompanhar o início do trabalho de Gandini à frente do Legislativo municipal, não tem mais dúvidas de que ele é a aposta certa para representar o PPS-ES na Câmara Federal.


“Levantei essa hipótese logo após a eleição do ano passado, até de maneira prematura, devido ao expressivo resultado obtido por Gandini, proporcionalmente o terceiro candidato a vereador mais votado do país, o que aumenta a sua representatividade. Me questionaram se não era precipitado, e eu mesmo o admiti na época”, disse o presidente nacional.


“Mas agora, com a eleição de Gandini à Presidência da Câmara Municipal e com as sucessivas demonstrações do grande quadro político que ele é, concluí que eu estava certo lá atrás, só estava antecipando proposta. Por isso, agora, decidi reforçar o chamado e estarei esperando por ele em Brasília em 2014. Desta vez, não fiz mais nenhum convite ou lançamento, mas uma convocação.”


ESTÍMULO


Por sua vez, sem querer antecipar o processo, Gandini optou pelo discurso da prudência e da cautela, mas garantiu que será candidato a algum cargo no ano que vem, em nível estadual ou federal, e que estaria disposto a aceitar o chamamento do PPS nacional e vir a abraçar a candidatura a uma cadeira em Brasília, caso o comando da sigla no Estado lhe ofereça todas as condições necessárias para isso.


“(Freire) já tinha feito esse estímulo no início do ano e reforçou agora. É uma decisão que tem que ser do partido. Ninguém é candidato federal por si próprio. Se houver de fato um alinhamento da direção nacional com as lideranças locais, eu vejo possibilidade. Mas, se isso não ocorrer, não é algo tão simples”, afirmou Gandini.


Segundo ele, a decisão, em grande medida, vai depender do comprometimento dos maiores líderes do PPS estadual com esse projeto lançado hoje por Freire.


“A partir deste novo estímulo, quando o período eleitoral se aproximar, vamos fazer as conversas com as lideranças locais. Juninho e Luciano (Rezende, respectivamente prefeitos de Vitória e Cariacica) vão ser dois atores extremamente importantes nesse processo. Se nós sentirmos que, por parte dos líderes locais, de fato há essa disposição de apoiar esse possível projeto, aí sim, de fato, vamos avançar nessa conversa. Agora se cria essa possibilidade, e vamos discutir com calma”, disse o vereador.


VIABILIDADE


Na avaliação, a postura e o discurso adotados por Gandini neste momento estão corretos. “Não depende só de mim. E ele também colocou muito bem que não é candidato por ele, mas que, se for um projeto do partido, ele aceita. E a primeira possibilidade de viabilização, quem vai dar é PPS no Espírito Santo.


Para concluir, Freire lembrou que o bom desempenho do PPS no Espírito Santo e, principalmente, a boa administração que Luciano Rezende vem fazendo em Vitória, são fatores fundamentais que certamente virão a impulsionar uma eventual candidatura de Gandini.


”Aqui, em função do bom desempenho que o partido está tendo no Espírito Santo, é possível elegermos um deputado federal. E temos um vereador na Capital que tem se demonstrado um grande quadro político. Então, Fabrício pode vir a ser o candidato a deputado federal de todo o quadro partidário estadual, contando, é claro, com todo apoio da direção nacional.”



Autor: Vitor Vogas

Leia mais