Notícias

voltar

Fernando Lievore, 17, passou um dia inteiro na Casa, seguindo os passos do presidente

Sexta-feira, 26 de Julho de 2013

Adolescente empreendedor conhece por dentro o trabalho da CMV

Em plena sessão de prestação de contas do prefeito Luciano Rezende (PPS) aos vereadores – um dos momentos mais importantes do ano legislativo na Câmara Municipal de Vitória –, um rapaz de apenas 17 anos foi o centro das atenções do plenário e das pessoas que lotavam as galerias, por cerca de trinta segundos. Sob aplausos, o estudante Fernando César Mendonça Lievore teve a presença registrada pelo presidente da Casa, vereador Fabrício Gandini (PPS), logo após a fala inicial do prefeito.


Aplausos merecidos. Para Fernando, a participação na sessão especial foi o ápice da sua visita de um dia inteiro às dependências da Câmara, seguindo de perto cada passo do presidente. A visita foi proporcionada pela ONG Junior Achievement, como parte de um projeto que visa à promoção do espírito empreendedor entre jovens da idade de Fernando – aluno do 2º ano no curso de Eletrotécnica do Ifes.


Além de acompanhar o expediente de Gandini, o estudante, que fazia sua primeira visita à Casa, aproveitou para conhecer o funcionamento do Legislativo, o trabalho de fiscalização realizado pelos vereadores, o sistema de tramitação dos processos e como, por um exemplo, a sugestão de um morador pode dar origem a indicações ou até a projetos de lei.


Na avaliação de Fernando, além de conhecer por dentro o Legislativo, a experiência lhe ajudou a desfazer uma imagem negativa que muitas pessoas mantêm sobre a classe política. “Foi muito bom. Comentei até com meus amigos depois. Aprovei o modo como o trabalho é feito. Foi como Gandini mesmo falou: as pessoas que olham de fora os políticos acham que eles não trabalham. E aí pude ver que tem, sim, muito trabalho, e que esse trabalho não é tão simples assim.”


Outro ponto destacado por Fernando foi a diferença entre a sua própria experiência e as que foram vividas por todos os seus colegas – no mesmo dia, cada um dos cerca de 25 estudantes que fazem parte da equipe de Fernando no Junior Achievement tiveram que fazer uma visita do gênero. Mas, enquanto todos os demais colegas acompanharam profissionais da iniciativa privada (empresários, sobretudo), Fernando foi o único que passou o dia com um representante do poder público.


“Percebi uma diferença muito grande. Meus amigos contaram histórias parecidas do dia que passaram em empresas. Vi que [na Câmara] há uma preocupação mais ampla, pois eles cuidam da população”, explica o futuro empreendedor.


O Junior Achievement


A Associação Junior Achievement é uma organização não governamental (ONG) cujo principal objetivo é fomentar entre estudantes o interesse pelo empreendedorismo. Atua junto a várias instituições educacionais, entre as quais o Ifes – onde Fernando estuda e o próprio Gandini estudou. Com apoio de empresas parceiras, os jovens se distribuem em equipes e, sob orientação de voluntários, precisam planejar, desenvolver e lançar no mercado um produto inédito.


Este ano, o projeto começou em fevereiro e se encerra em setembro. A equipe de Fernando concebeu um apoio (ou travesseiro) de pescoço, para uso em viagens aéreas. O produto foi batizado como “neck hugger” – literalmente, “abraçador de pescoço” – e será comercializado por R$ 20,00.


O presidente da Câmara, Fabrício Gandini, chegou a atuar voluntariamente como orientador dos estudantes na Associação Junior Achievement. É dele a lei que a transformou em entidade de utilidade pública.



Autor: Vitor Vogas

Leia mais