Notícias

voltar

Aprovado na Câmara, projeto de Gandini incentiva o uso de bicicletas

Quinta-feira, 27 de Junho de 2013

Aprovado na Câmara, projeto de Gandini incentiva o uso de bicicletas

 

O aumento do fluxo de veículos motorizados claramente já atingiu níveis insuportáveis em Vitória. Num momento em que todos reconhecem a saturação do nosso modelo viário e discutem alternativas de mobilidade urbana, a Câmara de Vitória aprovou, na última terça-feira (25 de junho), projeto de lei de Fabrício Gandini que vai fortalecer precisamente uma das melhores soluções para o problema: o estímulo ao uso da bicicleta.
 
Pelo projeto, o Plano Diretor Urbano de Vitória, aprovado em 2006, será alterado em um ponto: todas as novas edificações ou aquelas que passarem por readequações terão que destinar uma área para guarda e estacionamento das bikes. Com isso, as pessoas terão uma preocupação a menos ao trocar as quatro rodas por duas, conforme explica Gandini:
 
“Hoje, a maioria dos edifícios só reserva vagas para estacionamento de automóveis. Mas, se entendemos que é necessária uma mudança de mentalidade, também precisamos garantir aos ciclistas área exclusiva para deixar suas bicicletas com comodidade e segurança. Assim, nos igualamos às cidades mais desenvolvidas do mundo.”
 
Qualidade de vida
 
Além de melhorar a qualidade de vida do indivíduo que faz uso desse meio, a bicicleta traz também benefícios ao meio ambiente e à cidade, pois não emite poluentes no ar e contribui com o fluxo do trânsito.
 
“Os edifícios habitacionais precisam ser projetados com espaço exclusivo para bicicletas, de fácil acesso, onde elas possam ser colocadas e tiradas sem dificuldades, por qualquer pessoa, de qualquer idade. Esta alteração é uma ação eficiente que pode fazer frente aos efeitos adversos do uso excessivo do automóvel em nossa cidade”, conclui o vereador.
 


Autor: Vitor Vogas

Leia mais