Notícias

voltar

Câmara aprova doação de terreno da PMV e dá outro passo importante para instalação do DPM em Camburi

Quarta-feira, 22 de Maio de 2013

Câmara aprova doação de terreno da PMV e dá outro passo importante para instalação do DPM em Camburi

A Câmara Municipal de Vitória aprovou na sessão ordinária desta quinta-feira (16) o projeto encaminhado pelo Executivo pelo qual a Prefeitura de Vitória doa ao Estado terreno para a construção de unidade da Polícia Militar (PM) ara reforçar a segurança no bairro Jardim Camburi. Aprovado por unanimidade, o projeto foi votado em regime de urgência, solicitado pelo presidente da Casa, Fabrício Gandini (MD).

A doação do terreno atende a uma reivindicação prioritária dos moradores do bairro mais populoso do Estado, com mais de 40 mil habitantes, representados na sessão por membros da Associação de Moradores de Jardim Camburi. Desde que o antigo Destacamento da Polícia Militar (DPM) foi desativado pelo governo, em março do ano passado, a comunidade se queixa dos crescentes índices de criminalidade – destacadamente, dos crimes contra o patrimônio.

“A prefeitura já fez a sua parte, com a disponibilização da área e o envio do projeto para esta Casa de Leis. Com a aprovação do projeto, também faremos a nossa parte. E então caberá ao governo iniciar as movimentações para que o equipamento prometido saia mesmo do papel, como todos nós esperamos”, afirma o vereador.

No dia 18 de abril, em Audiência Pública promovida pela Comissão de Segurança da Assembleia Legislativa para tratar do tema, o governo assumiu publicamente o compromisso de construir a nova unidade no terreno a ser doado pela prefeitura, próximo ao Shopping Norte Sul. O anúncio foi feito pelo gerente de Integração Comunitária da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp), Alessandro Darós Vieira, emissário do governo no evento.

Na última prestação de contas do governador Renato Casagrande (PSB) na Assembleia Legislativa, o próprio também confirmou os planos de instalação da unidade da PM no bairro.

O terreno a ser doado pelo município se situa próximo ao Shopping Norte Sul, às margens da rodovia de mesmo nome – precisamente, entre as ruas Theófilo Costa e Waldir Soares de Melo. Com 1,3 quilômetros quadrados e estimado em R$ 4 milhões, o terreno ocupa um quarteirão inteiro e não possui nenhuma edificação. Inteiramente descampado e de livre acesso ao público, é atualmente utilizado como estacionamento de veículos particulares.
 
ENTENDA O CASO
 
. Até março do ano passado, havia em Jardim Camburi um Destacamento da Polícia Militar (DPM), porém o governo estadual o derrubou, sob a alegação de que o prédio estava condenado pela Defesa Civil. Desde então, o DPM não foi transferido para outro ponto do bairro, e a ausência de um posto policial é apontada por moradores como um dos principais motivos do aumento da criminalidade em Jardim Camburi.
 
. Esse fato foi o que impulsionou o discurso de Gandini na tribuna da Câmara, realizado na sessão plenária do último dia 07 de março, exatamente um ano após o fechamento do DPM.
 
. Na ocasião, Gandini criticou duramente a política de segurança pública do Estado, cobrando mais velocidade nas ações do governo. O pronunciamento de Gandini ganhou projeção na mídia e gerou reação por parte de deputados estaduais.
 
. Em 05 de abril, Gandini e o Coronel Fronzio Calheira Mota,então chefe em exercício da Secretaria de Estado da Segurança Pública, visitam a área a ser cedida pela prefeitura [foto].
 

. No dia 15 de abril, no Gabinete Itinerante de Luciano Rezende (MD) em Jardim Camburi, o prefeito apresentou a planta do terreno à população do bairro e confirmou a cessão da área do município ao Estado.


. No dia 18 de abril, em Audiência Pública promovida pela Comissão de Segurança da Assembleia Legislativa para tratar do tema, o governo assumiu publicamente o compromisso de construir a nova unidade no terreno a ser doado pela prefeitura. O anúncio foi feito pelo gerente de Integração Comunitária da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp), Alessandro Darós Vieira, representante do governo no evento.


. Na última prestação de contas do governador Renato Casagrande (PSB) na Assembleia Legislativa, o próprio também confirmou os planos de instalação da unidade da PM no bairro.




Autor: Vitor Vogas

Leia mais