Notícias

voltar

Na reunião desta segunda-feira, Gandini sugeriu adoção do “Cerco Eletrônico”

Terça-feira, 26 de Março de 2013

Conselho Municipal de Segurança retoma atividades

Na tarde desta segunda-feira (25), o vereador Fabrício Gandini (PPS) participou da segunda reunião do Conselho Municipal de Segurança Urbana este ano, como representante da Câmara de Vitória. Na ocasião, é claro, aproveitou para fazer alguns requerimentos e sugestões ao chefe da secretaria na administração de Luciano Rezende (PPS), o Tenente-Coronel Welington da Costa Ribeiro.

Gandini sugeriu que o município avalie a adoção do sistema inteligente de videomonitoramento conhecido como “Cerco Eletrônico”, adotado com sucesso impressionante por prefeituras do interior paulista e também do Rio Grande do Sul.

Trata-se de um sistema inteligente para monitoramento de câmeras e leitores de placas para literalmente “cercar” o município e reduzir a criminalidade. O objetivo principal é diminuir as ocorrências de roubos e furtos de veículos, mas a tecnologia é capaz de auxiliar a detectar outras práticas criminosas, como tráfico e estelionato.

Por meio do software, que registra todas as placas de automóveis em circulação em qualquer ponto da cidade, é possível, por exemplo, identificar os veículos que se encontram nas proximidades do local de um ou mais crimes no exato momento da ocorrência, o que possibilita um filtro automático dos suspeitos.

A inspiração para a ideia é o modelo pioneiro adotado pela Prefeitura de Indaiatuba há cerca de quatro anos, com resultados incríveis: a cidade conseguiu simplesmente cortar pela metade os índices de roubos e furtos de automóveis. Na gestão passada, Gandini teve a oportunidade de conhecer pessoalmente a experiência em Idaiatuba, em visita técnica feita a convite do então secretário de Segurança Urbana, Alcemir Pantaleão.

Para saber mais sobre o “Cerco Eletrônico”: http://www.sul21.com.br/jornal/2012/03/software-inteligente-fara-cerco-a-roubo-de-veiculos-em-seis-cidades-gauchas/

 

TERRENO

Gandini também pediu ao novo secretário para ajudar a acelerar o processo de cessão do terreno da Prefeitura necessário para a instalação da 5ª Companhia de Polícia Militar, em Jardim Camburi.

Outros pontos discutidos na reunião foram: migração dos moradores em situação de rua; prostituição no Centro de Vitória; ações sociais no bairro Jesus de Nazareth; bailes funk nos bairros Jesus de Nazareth e Bonfim.

 

Conselho passa por reformulação

Em sua segunda reunião desde que o prefeito Luciano Rezende tomou posse, o Conselho Municipal de Segurança Urbana ainda está em fase de reconfiguração. Formado paritariamente por integrantes do poder público e da sociedade civil, o órgão é um espaço privilegiado para que os cidadãos de Vitória, por meio de seus representantes no conselho, possam dialogar diretamente com as autoridades na área de segurança urbana.

Para garantir essa participação e a própria legitimidade do conselho, cada uma das oito regionais que compõem o município tem direito a designar um representante para o grupo. E, segundo o secretário Welington, o problema no momento é exatamente a ausência destes, já que desde a administração de João Coser (PT) não são eleitos novos representantes.

Para facilitar essa necessária recomposição, o secretário pretende propor um projeto simplificando o método de indicação do representante de cada regional – pelas regras atuais, os delegados da sociedade civil só podem ser eleitos na Conferência Municipal de Segurança Urbana.

Gandini se comprometeu a agilizar a votação do projeto, tão logo o Executivo municipal o envie para a Câmara.



Autor: Vitor Vogas

Leia mais