Notícias

voltar

Vereador Fabrício Gandini assina CPI das Desapropriações

Sexta-feira, 25 de Novembro de 2011

Vereador Fabrício Gandini assina CPI das Desapropriações

 
25/11/11
 
O vereador Fabrício Gandini (PPS) assinou, na última terça-feira (22), o requerimento para a instalação da CPI das Desapropriações. O objetivo é investigar as supostas irregularidades da doação e posterior desapropriação pela Prefeitura de Vitória de um terreno para a construção da Ponte da Passagem, por R$ 7 milhões.
 
Até o momento, a CPI tem quatro assinaturas, mas são necessários cinco vereadores para a instalação da Comissão. “Precisamos ter acesso à documentação. Como não tivemos os dados, nem o procurador da prefeitura se dispôs a vir à Câmara esclarecer o caso, entendemos que a CPI é o próximo passo para elucidar a questão”, destacou Gandini.
 
A validade da desapropriação de um terreno que já seria da própria prefeitura está sendo questionada pelo Ministério Público na Justiça Federal. Os indícios de irregularidade resultaram no bloqueio liminar dos bens de cinco pessoas, entre as quais o prefeito João Coser (PT), o procurador-geral, Jader Guimarães, e o ex-secretário de obras Silvio Ramos.
 
Os vereadores de Vitória rejeitaram, também na última terça, a convocação do procurador-geral do Município de Vitória, Jader Guimarães, para prestar esclarecimentos à Câmara sobre a desapropriação de terreno para a construção da Ponte da Passagem. O pedido de convocação foi protocolado pelo vereador Fabrício Gandini.
 
 
Falta de documentos
 
Desde que o fato se tornou público, no final de agosto, o vereador Gandini solicitou à prefeitura acesso e cópia integral do processo suspeito de irregularidade para estudo e fiscalização. Entretanto, o município encaminhou à Câmara apenas cópias soltas de documentos de desapropriações, muitas das quais não fazem referência ao terreno em questão.
 
Após novo pedido apresentado pelo vereador Fabrício Gandini, o município reiterou as informações enviadas anteriormente sem, novamente, conceder o acesso integral ao processo original de cessão e posterior desapropriação. Das 455 páginas enviadas à Câmara, 37 são referentes à desapropriação do terreno próximo à ponte. As 418 páginas restantes tratam de outras 15 desapropriações incluindo imóveis ao longo da Avenida Fernando Ferrari, no bairro Bonfim e Moscoso.
 
Assista à integra da Sessão Ordinária do dia 22 de novembro no site da TV Câmara: http://www.cmv.es.gov.br/tvcamara.asp
 
Ouça a nota de repúdio do vereador Gandini: http://t.co/Sre1DDX3


Autor: Isabela Bessa

Leia mais