Notícias

voltar

Vitória ganha o primeiro espaço sensorial

Quinta-feira, 03 de Março de 2011

Vitória ganha o primeiro espaço sensorial

    

     Os portadores de deficiências podem a partir de agora conhecer um novo mundo e desfrutar dos prazeres que a natureza proporciona. O Parque Botânico, localizado em Jardim Camburi, é o primeiro do Estado a inaugurar o oferecer aos visitantes o Jardim Sensorial.


     A Lei nº 8.037/2010, de autoria do vereador Fabrício Gandini, foi aprovada no ano passado e prevê a criação do Parque Sensorial no município de Vitória.


     O Parque Botânico saiu na frente e já oferece ao público está opção de lazer. Lá, é possível tocar as plantas, ter contato com a terra, sentir diferentes perfumes e ouvir o som dos pássaros, tudo isso com o objetivo de aguçar a percepção e levar o visitante a conhecer um novo mundo.


     No espaço sensorial do Jardim Botânico, as crianças que enxergam, por exemplo, têm que colocar vendas. As sensações são sentidas em igualdade e a troca de experiências pode enriquecer a vivência com um mundo que até então pode ser desconhecido.


     Todas as plantas ali têm placas descritivasem braile. Opiso foi feito com quatro texturas diferentes, o que deixa o caminhar mais prazeroso.


      O vereador e autor da Lei, Fabrício Gandini, acredita que esta é um grande conquista, principalmente para o público que tem dificuldades na visão.


     “Quando vamos a um parque natural percebemos o quanto à vida é plena! Temos vivencias sensoriais muito agradáveis, que nos fazem ficar mais perto da natureza e também nos leva à reflexão. É sempre uma experiência muito agradável, e os portadores de deficiência muitas vezes não têm acesso a essa importante vivência. Parabenizo a iniciativa da empresa que foi responsável pela criação do primeiro espaço sensorial do Espírito Santo,” finaliza Gandini.


Visitação:


     A visitação ao Jardim Sensorial da Vale acontece de terça-feira a domingo, sempre das 8h às 17h. Este é, também, o horário de funcionamento do Parque Botânico, que conta com uma estrutura de33 hectares. Por lá, dá para conferir o orquidário, os lagos e os aparelhos de recreação infantil.



Autor:

Leia mais