Notícias

voltar

Criação de Parque Sensorial em Vitória

Quinta-feira, 06 de Janeiro de 2011

Criação de Parque Sensorial em Vitória


     Seguindo o exemplo do Jardim Botânico no Rio de Janeiro (foto), o vereador Fabrício Gandini (PPS) propôs o projeto de lei que sugere a criação de um parque sensorial na cidade de Vitória.
 
     A lei já foi sancionada e os governantes estão autorizados a criar um parque (ou adequar algum já existente), para que os deficientes também possam interagir com a natureza.
 
     Segundo a bióloga Juliana Giacomin Barros a criação de um parque sensorial na cidade é uma urgência não só para os deficientes como também para os outros cidadãos. "As adaptações nos parques são fundamentais para uma inclusão mais plena na sociedade. Isso reflete não só na vida dos portadores de deficiência visual, como também na vida das pessoas que interagem com o mesmo ambiente e ganham com essa vivência,”  pontuou Juliana.
 
     No espaço sensorial do Jardim Botânico as crianças que enxergam têm que colocar vendas, as sensações são sentidas em igualdade e a troca de experiências enriquece a vivencia de todas elas.
 
     “Quando vamos a um parque natural percebemos o quanto à vida é plena! Temos vivencias sensoriais muito agradáveis, que nos fazem ficar mais perto da natureza e também nos leva à reflexão. É sempre uma experiência muito agradável, e os portadores de deficiência muitas vezes não têm acesso a essa importante vivência,” destaca Gandini.
 

     “As adaptações a serem feitas para essa inclusão não são tão complexas. Além de guias, legendas em braile e material para toque são necessários monitores para acompanharem os visitantes,” explica Juliana, que teve como Projeto de Conclusão de Curso a criação de trilhas adaptadas para deficientes visuais.




Autor:

Leia mais