Notícias

voltar

Avenida de Vitória ganha nome em homenagem à Dra. Zilda Arns

Segunda-feira, 27 de Setembro de 2010

Avenida de Vitória ganha nome em homenagem à Dra. Zilda Arns

     O vereador de Vitória, Fabrício Gandini, denominou, através da Lei 7997/2010, o nome da avenida que liga a Dante Micheline a Adalberto Simão Nader, de Zilda Arns.

     O nome, de acordo com o parlamentar, é em homenagem a médica, coordenadora da Pastoral da Criança e três vezes indicada ao Prêmio Nobel da Paz pelo Brasil.


     Dra Zilda, foi formada em medicina e se especializou em educação física e pediatria. O trabalho dela com crianças começou no Hospital Cezar Pernetta, na capital paranaense, entre 1955 e 1964.


     Pouco depois da fundação da Pastoral da Criança, ligada à Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), obteve apoio da Unicef (ONU). Zilda levou a primeira ação da entidade a Florestópolis, no Paraná, onde o índice de mortalidade chegava a 127 mortes a cada mil crianças. Após um ano de atividade, o índice recuou para 28 mortes a cada mil nascimentos. O sucesso inicial incentivou a Igreja a expandir a Pastoral da Criança para todos os Estados do país.


     Este foi o relato de uma mulher que dedicou sua vida para construção de uma sociedade mais justa e solidária não somente no Brasil, mas no mundo.


     O terremoto que destruiu o Haiti também foi responsável pelo falecimento de Zilda. “Diante do exposto é absolutamente justa a homenagem que esta Lei propõe e que desta maneira possa contribuir eternizar a lembrança de Zilda Arns”, disse Gandini.


     Na última sexta-feira, o parlamentar se encontrou com um dos filhos de Zilda, Rogério Arns Neumann, que estava no Espírito Santo a trabalho.


     Ele foi com o vereador até a avenida. Na ocasião, ele agradeceu a homenagem e disse ter sido uma honra para a família saber que a Dra. Zilda será lembrada aqui em Vitória.






Autor: Assessoria de Comunicação

Leia mais