Notícias

voltar

Fuja das doenças de verão

Sexta-feira, 08 de Janeiro de 2010

Fuja das doenças de verão



É verão, época em que muitas pessoas aproveitam para curtir as férias, mas não podemos descuidar da saúde. Algumas doenças são típicas desta época, como a desidratação, insolação e intoxicação alimentar. Elas são fruto, em geral, de pequenos descuidos com a saúde, potencializados pelo aumento da temperatura durante os meses de dezembro a março. “É fundamental não descuidarmos da nossa saúde mesmo nas férias. Um pouco de atenção já ajuda muito a prevenir algumas doenças sem prejudicar o passeio”, disse o vereador Fabrício Gandini (PPS).

Durante o verão transpiramos mais do que o normal e, com isso, perdemos mais líquido. Beber bastante água é fundamental para um verão saudável, principalmente para evitar a doença mais recorrente desta época: a desidratação. Seu principal sintoma é a perda de líquidos e sais minerais do corpo. Quando o organismo está funcionando normalmente perde-se em média 2,5 litros de água por dia, seja pela urina e fezes, seja pelo suor ou pela respiração. Essa perda pode se tornar excessiva por vários motivos. O simples aumento da transpiração ou uma intoxicação alimentar podem ser fatores determinantes na hora de se ficar doente.

Para evitar a desidratação, além de beber muito líquido, recomenda-se a ingestão de alimentos que possuem grande quantidade de água em sua composição, como é o caso da melancia – por exemplo. Além disso, temos a opção da água de coco, uma água diferente, saudável e saborosa.

Decorrente da excessiva exposição ao sol, a insolação é muito comum nos litorais brasileiros, quando as pessoas se esquecem de se proteger adequadamente dos raios ultravioletas. Seus sintomas são falta de ar, dor de cabeça, náuseas, tontura, temperatura do corpo elevada, pele quente, avermelhada e seca, e até mesmo inconsciência. A melhor maneira de evitar é ter cuidado com os horários em que for tomar sol, dê preferência à horas mais amenas, antes das 8h e depois das 16h. Além disso, sempre use filtro solar.

Cuidado também na hora de se alimentar. Só coma alimentos que você tenha certeza de sua procedência. Alimentos mal preparados ou que não foram conservados corretamente podem resultar em uma intoxicação alimentar. Normalmente os sintomas da intoxicação alimentar duram poucos dias. Em casos menos graves, um dia de repouso e a ingestão de uma grande quantidade de água ou de sucos, são suficientes para compensar a perda de líquidos provocada pela diarréia ou pelos vômitos.

Estas são as doenças mais comuns do verão. Siga as dicas acima, fique atento e boa diversão!



Autor: Assessoria de Comunicação

Leia mais