Notícias

voltar

100 anos do Instituto Federal do Espírito Santo

Sexta-feira, 11 de Setembro de 2009

100 anos do Instituto Federal do Espírito Santo

CMV celebra centenário do IFES

 

O centenário do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) foi comemorado, nesta quinta-feira (10/09), com uma Sessão Solene requerida pelos vereadores Fabrício Gandini (PPS), Reinaldo Bolão (PT) e Esmael Almeida (PMDB). Além dos proponentes, compuseram a Mesa de Honra o Reitor Dênio Rebello Arantes, o Pró-Reitor Ronaldo Cruz, ambos dos IFES, e a professora Nilma Buaiz, representante dos homenageados.

 

A abertura da solenidade foi feita pelo Coral Camerata do IFES, regido pelo maestro Heraldo Silva Filho, com o  acompanhamento do pianista Elenísio Rodrigues. Foram apresentados trechos da ópera "A Viúva Alegre", de Franz Lehar.

 

O IFES (antiga Escola Técnica e ex-Cefetes) é uma instituição criada em 23 de setembro de 1909 pelo presidente Nilo Peçanha como Escola de Aprendizes Artífices do Espírito Santo. Com a transformação em Instituto Federal do Espírito Santo, em 29 de dezembro de 2008, todas as unidades de ensino (Vitória, Colatina, Serra, Cachoeiro de Itapemirim, São Mateus, Cariacica, Aracruz, Linhares e Nova Venécia) foram alçadas à categoria de campus, e o Sistema passou a incluir as Escolas Agrotécnicas Federais de Alegre, Colatina e Santa Teresa, totalizando 18 campi (seis em construção).

 

"É difícil falar de cem anos em poucos minutos", disse o Reitor Dênio Rebello Arantes. "O que temos hoje é o resultado de um sonho que sonhamos juntos com todos os que dedicaram sua vida para construir essa instituição. Hoje o Espírito Santo tem o maior Instituto do País e devemos isso aos nossos quadros, às pessoas que participaram dessa trajetória".

 

Os três vereadores proponentes da homenagem ao IFES são ex-alunos do Instituto em gerações diferentes. "Concluí lá o curso de Estradas e depois fiz o curso de Metalurgia", disse Reinaldo Bolão. "Meus quatro irmãos também estudaram lá, e o Instituto mudou as nossas vidas com todas as lições aprendidas. O IFES tem um papel fundamental para o País por sua função de qualificar a mão-de-obra. É um orgulho para a Câmara prestar essa homenagem".

 

O vereador Fabrício Gandini lembrou o período em que freqüentou a instituição, nos anos 90. "Foi uma experiência transformadora. Não apenas para mim, mas para todos os que por lá passaram. Exercíamos várias atividades e foi lá que eu iniciei a minha carreira política, no movimento estudantil. A Escola Técnica, hoje IFES, é uma referência de qualidade para a Educação do Espírito Santo e esta Sessão Solene foi aprovada por unanimidade entre todos os vereadores".

 

O presidente da Sessão, Esmael Almeida, recordou que foi membro da primeira turma de Edificações do IFES. "Foi uma alegria muito grande entrar para essa escola. Aprendi muito sobre disciplina, ordem, e tive grandes exemplos. A única dificuldade desta comemoração foi escolher, entre tantos merecedores, aqueles que seriam homenageados hoje, e que representam todos os outros. Esta homenagem é uma demonstração do nosso reconhecimento do importante papel do IFES na formação dos jovens cidadãos".

 

Encerrando a solenidade, 39 ex-servidores do Instituto receberam o diploma de Honra ao Mérito pelos serviços prestados na área da Educação. Falando em nome dos homenageados, o professor Jaime Regatieri defendeu o ensino público de qualidade. "Esta é uma homenagem justa. Eu, como todos os demais educadores do IFES, sou um batalhador da Educação. A história do IFES é a história de uma escola especial: ela é de qualidade, é técnica e é gratuita. Uma história de grandeza e felicidade que valeu e vale muito a pena".

 

Também estiveram presentes na Sessão Solene os vereadores Namy Chequer (PC do B), Dermival Galvão (PMDB) e Juarez Gonçalves (PSB).

 

Lista com o nome dos homenageados:

 

1-Edson Tristão de Aguiar

2-Jonas Pereira

3-Wandoalei José Jeveaux

4-Lezi José Ferreira

5-Livia Rohr Cardoso

6-Dênio Rebello Arantes

7-Antônio Rosa Intra

8-Jadir José Pela

9-Taciano Fernandes Correa

10-Lirio Zani

11-Afonso Claudio Benezath Cabral

12-Lourival Fernandes

13-Gentil Gava

14-Carlos Roberto Alves dos Santos

15-Aldeci Mota

16-Clecy Saiter Araujo Oliveira

17-Nilma Buaiz

18-Flavio Antonio de Morais Pinto

19-Edna Ambrósio Soares

20-Luiz Carlos Tedesco

21-Luiz Carlos Bona

22-Zenaldo Rosa da Silva 

23-Rogério Vassalo Bottecchia

24-Marcelo Thevernard do Amaral

25-Maria do Perpétuo Socorro Braga de Castro

26-Jaime Regatieri

27-Luís Cláudio da Silva

28-Tadeu Pissinati Sant'Anna

29-Antonio Carlos Guimarães de Queiroz

30-José Nunes Neto

31-Eraldo José dos Santos

32-Sebastião de Oliveira

33-Arlindo Norberto Arnt

34-Mauro da Silva

35-Aloísio Carnielli

36-Irineu Storsh

37-João Luiz Fernandes

38- Vânia Siquara Neves

39-Maria da Penha Xavier

 

 



Autor: Departamento de Comunicação da CMV

Leia mais