Notícias

voltar

10° encontro da família Gava

Quinta-feira, 03 de Setembro de 2009

10° encontro da família Gava


No mês de Julho, ocorreu o 10° encontro da família Gava, em Burarama, distrito de Cachoeiro de Itapemirim/ES. O distrito de Burarama é destaque devido à casualidade da natureza de uma gigantesca formação rochosa. Sempre no horário da tarde os raios solares, na medida em que se deslocam em relação ao eixo da Terra, fazem com que uma enorme falha na rocha forme a figura de uma ema. A visualização desta ave é considerada perfeita entre os meses de junho e setembro.  


O 10° encontro da família Gava é um evento que tem como objetivo reunir todos os parentes e reviver a história da grande família, de origem italiana, que desbravou as terras brasileiras à procura de terras férteis para construir sua moradia.  


Este ano, o evento ocorreu, mais precisamente, no Poço do Pedro Lazer que contém piscinas naturais, quedas d’água, bar e ainda um aquário construído com vidros de Fusca. 


Um pouco da história


Há mais de 100 anos, vinda da Itália, a família Gava desembarcou no Brasil, com esperança de encontrar uma terra boa para viver. Ao adquirirem 170 alqueires de terra, a qual deu o nome de Floresta e aproveitando a madeira da região, foi iniciada a construção do casarão da família. Em 1948, junto com filhos, netos e bisnetos, iniciaram a fabricação da cachaça em alambique de panela de cobre, tornando-a rapidamente popular na região. A empresa foi registrada como Gava Irmãos. Com o passar dos anos, o pequeno alambique artesanal tornou-se uma indústria de aguardente de grande porte e hoje se chama Floresta


Convidado pelo administrador George Gava, o vereador Fabrício Gandini (PPS) foi no encontro e ficou impressionado com a história da família. “Realmente, são pessoas fortes, que foram fortalecidas pela fé em Deus para desbravar as matas e construir sua moradia. A cachaça, considerada um produto de qualidade, tem muito da família Gava, que vem há quatro gerações, contribuindo para a fabricação da bebida mais popular do país”, relata. 

Para George Gava esses encontros têm a pretensão de reforçar os laços familiares e recordar, com saudade e enternecimento, aqueles que já partiram. 


“O encontro é uma oportunidade de trocar e preservar as lembranças e a história dos familiares mais velhos. Os registros nos ensinam que é importante valorizar a vida e, sobretudo a família, que é a nossa base de sustentação para a vida toda”, explica. 



Sobre a cachaça  Floresta 


Produzida de caldo de cana crua, fermentada em fubá de milho orgânico. Com diluição do caldo em água pura da bica da região com fermentação no período de 12 a 36 horas. Sendo destilada em alambiques de panela de cobre, com cuidado de manejo de separação nas porções do vinho a ser destilado, usando somente o coração da lambicada e envelhecimento em tonéis de carvalho para dar leveza, aroma e coloração ao produto.


Autor:Cátia Menezes, Assessoria de Comunicação


Autor:

Leia mais