Notícias

voltar

Índice de Qualidade Urbana

Segunda-feira, 03 de Agosto de 2009

Índice de Qualidade Urbana

            O ranking do Índice de Qualidade Urbana (IQU) foi divulgado estes dias e mostrou que os bairros: Santa Helena, Mata da Praia, Ilha do Frade, Praia do Canto e Ilha Bela estão com os melhores índices urbanos, em torno de 0,8. Em uma escala medida de zero a um, os bairros que atingiram o menor percentual foram: Ilha do Príncipe, Ariovaldo Favalessa, Tabuazeiro, Maria Ortiz, e Mário Cypreste, em Santo Antônio, com um índice de 0,49 no ranking.

            O IQU foi aplicado nos bairros do município de Vitória com o intuito de identificar as características dos bairros, baseando-se nos indicadores que compõem o IQU, além de identificar a existência ou não de avanços, estagnações ou retrocessos ocorridos no período, com foco nas dimensões educacional, ambiental, habitacional e de renda.

            Segundo o vereador Fabrício Gandini (PPS) O IQU é importante por promover a estruturação e implantação de um Sistema de Informação Municipal “Este relatório visa subsidiar as decisões dos gestores públicos com informações que reflitam, da melhor maneira possível, as características da cidade de Vitória”, explica.

            Estes indicadores conferem à administração pública a capacidade de adotá-los em processos de monitoramento e avaliação de espaços territoriais específicos, identificando características espaciais, sociais e econômicas, e, desta forma, orientar e subsidiar a administração na concepção, implantação e desenvolvimento de políticas públicas estratégicas.

            Podem, ainda, contribuir para a mensuração de resultados de programas e ações públicas, assim como auxiliar na gestão e na avaliação de desempenho de projetos, além de contribuir para a construção de cenários e ajustes durante a sua execução. 
 
 



Autor: Cátia Menezes, Assessoria de Comunicação

Leia mais