Notícias

voltar

Teste do bracinho pode se tornar obrigatório no estado

Quinta-feira, 24 de Outubro de 2019

Projeto de lei do deputado Gandini estabelece que o teste seja realizado nas consultas pediátricas em crianças a partir de 3 anos

image

Quando o assunto é a saúde das crianças, atitudes preventivas são fundamentais para o diagnóstico precoce de doenças. O deputado estadual Gandini propôs um projeto de lei que estabelece a obrigatoriedade do teste do bracinho nas consultas pediátricas para crianças a partir de três anos de idade, atendidas pela rede pública e privada de saúde do estado.

Além de identificar alterações na pressão arterial das crianças durante as consultas, o teste do bracinho tem como objetivo o rastreio, o diagnóstico e a prevenção de doenças cardíacas e renais.

“O teste é uma medida simples e eficaz para diagnosticar as crianças que começam a ter aumento da pressão sanguínea. Ele é importante para garantir a saúde e bem-estar dos pequenos e economizar recursos públicos, pois evita que a pressão alta continue silenciosamente, trazendo problemas maiores no futuro”, destaca Gandini.

O procedimento para aferição da pressão arterial da criança deverá ser realizado por médicos ou enfermeiros devidamente registrados na entidade de classe que regulamenta sua profissão.

De acordo com o projeto, quando a aferição da pressão arterial apontar possíveis alterações, a criança deverá ser encaminhada a um atendimento especializado para a realização de exames complementares.

O projeto sugere ainda a realização de campanhas de conscientização sobre os problemas decorrentes de hipertensão, em conjunto com as demais campanhas informativas relacionadas à saúde da criança.

 

  

Leia mais