Notícias

voltar

Frente parlamentar cobra melhorias no serviço da Cesan

Quinta-feira, 21 de Março de 2019

Primeira reunião da frente foi realizada nesta quarta-feira (20) na Assembleia Legislativa

image

Na semana em que é celebrado o Dia Mundial da Água, a Frente Parlamentar de Fiscalização de Obras de Coleta e Tratamento de Esgoto da Grande Vitória promoveu sua primeira reunião na Assembleia Legislativa nesta quarta-feira (20). O objetivo da frente é debater e auxiliar nas discussões visando reduzir o volume de esgoto despejado nos mananciais e no litoral capixaba.

A primeira reunião foi uma oportunidade de questionar a Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) sobre o que vem sendo feito pela empresa e cobrar melhorias no serviço cobrado. Presidida pelo deputado Fabrício Gandini (PPS), a reunião contou com a participação do presidente da Cesan, Carlos Aurélio Linhales, que apresentou um resumo do trabalho da empresa e respondeu às perguntas dos representantes dos municípios da Grande Vitória.

De acordo com o deputado Gandini, neste primeiro momento a intenção foi ouvir a Cesan de forma mais ampla e, posteriormente, as temáticas serão divididas e discutidas de forma mais específica. Além disso, a frente tem outras ações em vista, entre elas estimular os moradores a ligarem suas residências à rede da Cesan.

“Muitos na Grande Vitória já têm a rede na rua de casa, mas ainda não aderiram. Temos estudos que demonstram que, se essas pessoas aptas ao serviço fizerem a adesão, poderemos deixar de jogar 11 milhões de litros de esgoto por dia no meio ambiente da Grande Vitória”, disse.

Durante o debate, o presidente da Cesan foi questionado pelo deputado Alexandre Xambinho (Rede) sobre problemas na Serra. O secretário de Meio Ambiente de Vitória, Luiz Emanuel Zouain, e o coordenador de Saneamento do município, Henderson Trancoso, falaram sobre a situação de seus municípios e também receberam informações da Cesan acerca dos pontos abordados.

Para Gandini, é preciso que a frente fiscalize e cobre da Cesan e das prefeituras que contam com empresas próprias de saneamento o cumprimento das metas dos planos municipais de saneamento.

“Tenho muita clareza da minha missão de enfrentar o problema da falta de tratamento de esgoto na Grande Vitória. Com essa Frente, tenho certeza que vou conseguir deixar um legado no enfrentamento dessa mazela”, destacou Gandini.

 

 

 Foto: Lissa de Paula
 

Tag's: esgoto;cesan, frenteparlamentar;saneamento;agua

Leia mais