Notícias

voltar

Gandini propõe aumento da frota de híbridos

Sexta-feira, 08 de Março de 2019

Projeto de autoria do deputado fixa em 1% alíquota do IPVA para esses automóveis; objetivo é incentivar a compra desses veículos

image

Minimizar os danos ambientais decorrentes da emissão de poluentes por meio do aumento da frota de veículos híbridos flex. Esse é o objetivo do Projeto de Lei 49/2019, de Fabrício Gandini (PPS), que incentiva a aquisição desse tipo de automóvel.

O texto altera a Lei 6999/2001, do Governo do Estado, que dispõe sobre o Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), estipulando em 1% a alíquota para essa modalidade automotiva. A tributação fixada atualmente é de 2% para carros de passeio, de esporte e de corrida, camioneta de uso misto ou utilitário.

Os automóveis híbridos são sinônimo de sustentabilidade por conciliar economia e baixa emissão de poluentes. Segundo destaca o deputado, a tecnologia “híbrido flex” possui um dos mais altos potenciais de compensação e reabsorção na emissão de CO2. Atualmente, o mercado nacional comercializa cinco modelos desses carros.

Para Gandini, a utilização do veículo híbrido flex, capaz de rodar com gasolina ou etanol ou apenas eletricidade, contribuirá para a preservação do meio ambiente equilibrado e sustentável. “Fomentar a adoção de tecnologia limpa é uma estratégia inteligente, já que alia economia no consumo a preservação do planeta”, afirma.

Tramitação

O PL 49/2019 foi encaminhado para as comissões de Constituição e Justiça e de Finanças da Assembleia Legislativa. Se for aprovado e virar lei, a norma entrará em vigor na data de sua publicação em diário oficial.

Tag's: projetodelei;tecnologia;hibridos

Leia mais