Notícias

voltar

Prefeitura inicia etapa pública compartilhada do PPA com comunidades

Quinta-feira, 22 de Junho de 2017

Gandini lidera o processo como secretário municipal

image

Teve início nesta terça-feira (20) a etapa pública compartilhada com as comunidades para a elaboração do Planejamento Estratégico e do Plano Plurianual (PPA) 2018-2021. A primeira reunião aconteceu no Palácio Municipal, em Bento Ferreira, e contou com participação de lideranças dos bairros São Pedro, Moscoso, Inhanguetá, Ilha de Santa Maria, Monte Belo e Fonte Grande.

Essa etapa é uma oportunidade para que a Prefeitura compartilhe com a cidade o seu plano de ação consolidado até o momento, extraia informações e absorva ideias para o Planejamento Estratégico, além de criar parcerias para atingir as metas do PPA. Ao todo, serão realizadas cerca de 30 reuniões com lideranças comunitárias, conselhos e associações de moradores até o mês de agosto.

O secretário de Gestão, Planejamento e Comunicação, Fabrício Gandini, falou sobre os objetivos das oitivas, sobre os cortes de gastos feitos pela administração e apresentou as entregas já feitas desde 2013.

“A ideia é que a gente discuta como cidade e não só olhando para o nosso bairro, pensar na cidade como um todo, até porque um serviço em um local influencia em outro. Como a gente ainda está passando por um período complicado financeiramente, precisamos achar o que é necessário para a cidade”, afirmou.

“Estamos em fase de captação de U$ 100 milhões junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento, essa é a discussão para saber onde vamos investir esse recurso. O nosso maior desafio é assinar um contrato executável”, explicou Gandini

Etapas
O planejamento foi dividido em cinco etapas e pelo menos 90 dias serão dedicados exclusivamente ao trabalho de ouvir a população. As diretrizes estratégicas já traçadas são: uma cidade mais saudável, mais justa, mais feliz e mais humana, o que se traduz numa cidade inteligente.

Já no mês de agosto, paralelo às reuniões com as lideranças, toda a população poderá participar com propostas para a gestão por meio da internet. No PPA Online, no site da Prefeitura ou no aplicativo Vitória Online, o morador vai votar nos projetos e ações que achar mais importante para construir uma Vitória ainda melhor.

 A liderança de Inhanguetá, Mazinho Galvão, aprovou a oitiva. “É a possibilidade de a cidade ter voz enquanto comunidade. A gente fala muito em democracia e isso é democracia. É você conseguir discutir os projetos e não apenas encontrar pronto, porque a gente, enquanto comunidade, vem para uma reunião dessa trazer os problemas que nós entendemos serem os mais relevantes. A gente não pega um projeto já pronto, que nem sempre de fato é o que a comunidade está necessitando. O PPA tem essa grande importância, fico feliz com esse debate. É a gestão dando voz às comunidades”.

Já Pedro Augusto Teixeira dos Santos, do bairro do Moscoso, acredita que através do Planejamento as solicitações das comunidades serão de fato atendidas. “A Prefeitura está nos dando a oportunidade de ouvir e sermos ouvidos e isso é muito importante. Acredito que as nossas demandas serão atendidas com o tempo, quando houver recursos.”

As principais demandas apresentadas foram: reforma de escolas e praças, centros de vivências, quadras, academias populares e projetos de sinalização de trânsito. Todas serão classificadas por área e servirão como pré-requisito para a etapa final do Planejamento Estratégico e do Plano Plurianual (PPA) 2018-2021, onde serão feitas a seleção e a priorização dos projetos de acordo com os critérios estabelecidos.

A próxima reunião acontece nesta quinta-feira (22) com as lideranças dos bairros Santo Antônio, Consolação, Gurigica, Horto, Centro e Mário Cypreste.

 

Fonte: Kennya Gava - Prefeitura de Vitória - SEGES/SUB-COM

Foto: Diego Alves

Tag's: planejamento, politica, vitoria

Leia mais