Notícias

voltar

Educação pública de qualidade

Segunda-feira, 27 de Março de 2017

Prefeitura entrega nova escola no bairro Bonfim

image

"É um dos maiores equipamentos públicos de Vitória e está localizado aqui no Bonfim. Se mesmo em momentos difíceis como este tivermos uma comunidade escolar brilhante, uma equipe altamente profissionalizada, comunidades e autoridades envolvidas, a gente consegue fazer uma inauguração como esta". A fala emocionada é do prefeito de Vitória, Luciano Rezende, durante a entrega das obras de reforma e ampliação da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Prezideu Amorim, na noite desta quinta-feira (23).

O prefeito falou também dos aspectos que tornam a unidade a mais singular de toda a rede municipal de ensino. Além de ser totalmente climatizada, com ar-condicionado central, a Emef Prezideu Amorim é a primeira escola a ter uma sala comunitária, com espaço para academia para idosos.

"Isso é uma inovação: um equipamento público escolar para uso comunitário também. Quando assumimos em 2013, eu vi o projeto e mandei voltar. Não dá mais para construir escola nova sem ar-condicionado. O impacto foi tão grande que foi necessário construir uma casa de força na escola. Nas escolas que ainda não têm climatização, nós estamos avançando. E todas as escolas novas já nascem climatizadas. Aqui em Vitória, estudante de rede pública vai estudar em escola climatizada, assim como na rede particular", disse.

O evento reuniu não só autoridades locais, mas também ex-alunos e diretoras, estudantes, famílias e parentes de Prezideu Amorim. "Eu só tenho a agradecer ao diretor, porque foi através do sonho e do trabalho dele que a obra foi possível. Meu pai jamais imaginou, lá em 1967, que duas salas pequenas iam se transformar na melhor escola pública de Vitória. Tenho certeza que onde ele estiver ele estará muito orgulhoso", disse Elcio Amorim, filho de Prezideu Amorim.

Laboratório
As inovações não param por aí. A secretária municipal de Educação, Adriana Sperandio, falou que a Emef Prezideu Amorim inaugura novos modelos de laboratório em Vitória. "É a primeira escola que nós entregamos com um conjunto de materiais pedagógicos de laboratórios de aprendizagem de Matemática, Ciências e Artes, que favorecem a aprendizagem dos nossos alunos. Isso faz deste um equipamento público que propicia não só aprendizagem, mas também formação para cidadania dos nossos alunos", falou.

"Eu vejo essa obra como a concretização de um sonho. Nós precisamos mostrar para nossas crianças que é possível uma vida diferente e, para isso, é preciso sonhar e trabalhar muito. Há 17 anos alguém me disse que eu estava ficando doido, que no Bonfim jamais seria construído o maior equipamento público da cidade. Pois está aqui, para todos verem", explicou o diretor da Emef, Aguinaldo.

Duas etapas
Obra aguardada há mais de 15 anos, o processo precisou ser dividido em duas fases em virtude da necessidade de desapropriação de terrenos e demolição de construções no local sem impacto na rotina escolar.

A primeira fase foi entregue para o ano letivo de 2016 e contemplava 11 salas de aula totalmente climatizadas com ar-condicionado central, biblioteca, auditório, laboratórios de informática e de ciências, sala de recursos multifuncionais do Atendimento Educacional Especializado (AEE), sala de artes, além de secretaria escolar e de outros espaços destinados aos profissionais.

Agora, a entrega desta quinta (23) qualifica o espaço escolar e compreende quadra poliesportiva e pátio cobertos, refeitório, salas de atendimento de escolar e área administrativa, entre outros itens. A escola hoje tem capacidade para atender cerca de 600 alunos. Isso significou 250 vagas a mais.

 

Fonte: Carmem Tristão - SECOM/PMV

Tag's: educacao, vitoria

Leia mais