Notícias

voltar

Troca de lâmpadas em Vitória pode ser feita em apenas 4 horas após solicitação

Quarta-feira, 15 de Fevereiro de 2017

Gestão compartilhada

image

A modernização da iluminação pública em Vitória possibilitou, além de uma cidade mais bonita e segura, o atendimento mais rápido das solicitações dos moradores por reparos e troca de lâmpadas. As manutenções têm sido realizadas, em média, 12 horas após a solicitação.

Mas esse prazo pode cair para apenas 4 horas de espera se o morador informar, pelo Fala Vitória 156, o número de identificação do poste, em vez de dar o endereço ou um ponto de referência.

A redução do tempo de espera se deve à tecnologia. Por um lado, todo o parque de iluminação pública de Vitória já é georreferenciado, ou seja, cada poste tem sua localização exata apontada em um sistema informatizado. Por outro lado, as equipes de manutenção trabalham em campo com tablets, pelos quais recebem as solicitações instantaneamente e já localizam a luminária que precisa ser restaurada.

Todos os postes possuem um número de cadastro, que fica bem visível em uma placa. Esse é o número que os moradores podem informar ao fazerem suas solicitações por meio do 156.

As solicitações que contêm endereço e ponto de referência continuam sendo atendidas. Mas podem levar um tempo maior. Os técnicos explicam que em uma rua ou uma praça pode haver dezenas de postes, e as equipes precisam verificar cada lâmpada para poder realizar o reparo na luminária certa. O contrato com a empresa de manutenção prevê o prazo de 48 horas para o reparo.

 

Manutenção

Todos os dias, incluindo feriados e finais de semana, cerca de 14 trabalhadores percorrem a cidade, a partir das 18 horas, para atender às solicitações de manutenção, além de fazer a manutenção preventiva do parque de iluminação. Por mês, são realizadas cerca de 800 a 1 mil intervenções (entre solicitações e manutenção preventiva).

São cerca de 32 mil luminárias em Vitória, sendo 65% de lâmpadas de alta pressão de vapor de sódio (VSAP) e 35% de de lâmpadas multivapor metálico (MVM) e de LED.

Desde 2015, avenidas, praças e parques de Vitória ganharam nova iluminação, normalmente substituindo as lâmpadas amarelas de vapor de sódio por brancas de vapor metálico ou LED. Somente em áreas de morro, foram colocadas mais de 4,5 mil luminárias de LED em escadarias, ruas estreitas e becos.

As lâmpadas LED têm baixo consumo, baixo custo de manutenção e vida útil mais elevada. As lâmpadas de vapor metálico direcionam melhor a luz, aprimorando o aspecto de luminosidade e proporcionando uma iluminação mais plana e uniforme.

 

Fonte: Edlamara Conti SECOM - PMV / Foto: Elizabeth Nader

Tag's: iluminacao

Leia mais